Educação, Cultura e Esportes

 

Publicado em: 24/01/2008 15:39 | Autor: Dep.Comu.

Jacarezinho tem projeto aceito para se tornar pólo de ensino à distância


Whatsapp

 

Jacarezinho está entre os 26 municípios que tiveram seus projetos aceitos para ser pólo do programa Universidade Aberta do Brasil (UBA), do Governo Federal.

O objetivo da UBA, segundo o site do MEC, é expandir a abrangência do ensino superior público existente através do ensino à distância e assim disponibilizar uma maior oferta de cursos em locais onde era insuficiente ou inexistente. Iniciado em 2005, o programa disponibilizou mais de 40 mil vagas para graduação e pós – graduação no ano passado.

O papel da cidade pólo é servir de base para os laboratórios de informática, biologia, química e física e a biblioteca, além das salas para as aulas presenciais (que representam 20% do programa). A escolha dos cursos que serão disponibilizados é responsabilidade do MEC e a elaboração da grade curricular fica à cargo das próprias instituições envolvidas no programa.

A próxima etapa, que vai definir quais cidades firmarão parceria com o Governo, é a visita de uma comissão do Ministério da Educação para avaliar as condições do município receber o programa e cumprir as ações determinadas no Termo de Compromisso, assinado pelo responsável do projeto.

 

Lista dos municípios do Paraná com potencial para pólo da UBA

 

Apucarana

Assai

Engenheiro Beltrão

Cerro Azul

Congonhinhas

Bandeirantes

Colombo

Faxinal

Itambé

Flor da Serra do Sul

Goioerê

Laranjeiras do Sul

Pinhão

Jacarezinho

Lapa

Sarandi

Palmital

Palmeira

Ponta Grossa

Bela Vista do Paraíso

Ipiranga

Rio Negro

Telêmaco Borba

Nova Santa Rosa

Umuarama

Bituruna

 

Links relacionados

www.mec.gov.br/seed