Publicado em: 10/09/2010 16:10 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Welk Daniel

Semana da Pátria

O Campus Jacarezinho realizou nesta sexta-feira, 10, as 9:00h, a incorporação da Bandeira Nacional ao Instituto, como forma de comemoração a Semana da Pátria.

O ato marca a primeira atividade cívica nas dependências do Instituto, que contou com a participação de autoridades do município, como a Prefeita Tina Toneti, Vereador Dr. Nilton e ainda representantes do 2º Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A cerimonia foi conduzida por soldados do Tiro de Guerra 05-007, sob o comando do Sg. Isaac Espindola, com a participação da Fanfarra do Colégio Estadual José Pavan, gentilmente cedida pelo Diretor do estabelecimento,  Adalberto Aparecido Marques, que também prestigiou o evento.

A escolta militar, que conduziu a bandeira, foi recebida por autoridades, servidores do IF e alunos do período matutino, além de convidados como o Secretário Municipal de Planejamento, Nelson Paulino, e pela Secretária Municipal de Gabinete, Maria Augusta, que também estiveram presentes.

O Sargento Isaac parabenizou a iniciativa da incorporação da Bandeira ao Instituto Federal, como forma de incentivar o resgate de costumes que nos reportam para uma postura mais cívica e de cidadania.

A Prefeita Tina Toneti destacou a importância do patriotismo, como forma de valorização das riquezas nacionais nas áreas da educação e da cultura.

\"Temos que olhar para nossa bandeira e enxergar nela nossa identidade, como brasileiros e brasileiras que fazem parte de uma nação soberana e de grandes riquezas culturais e raciais\", destacou a Prefeita Tina.

O Diretor Geral do IF - Campus Jacarezinho, Gustavo Villani Serra, falou da valorização da educação como fator de transformação do país e de combate as desigualdades sociais.

A cerimonia foi encerrada com a entrega da Bandeira Nacional, feita pela Prefeita Tina ao Diretor Gustavo, como ato simbólico de incorporação da Bandeira ao IF, encerrando as atividades cívicas, alusivas a Semana da Pátria em Jacarezinho.

Após o término do ato solene, os componentes da fanfarra aproveitaram a oportunidade para conhecer as dependências do IF, que deve abrir em outubro inscrições para o teste seletivo, para o preenchimento de 90 vagas, distribuídas entre os cursos de alimentos, informática e eletromecânica, na modalidade ensino integrado, ou seja, voltado para alunos que estão concluindo a 8ª série do ensino fundamental.