Câmara Mirim

Publicado em: 09/09/2010 08:52 | Fonte/Agência: Assessoria CMJ | Autor: Fonte:

Vereadores Mirim são empossados em Jacarezinho.

A Câmara Municipal de Jacarezinho realizou no dia três de setembro a Sessão Especial de Diplomação, Posse e Instalação da Primeira Câmara Mirim deste município.

O Projeto Vereador Mirim, de autoria da vereadora Luciane Alves, teve início no primeiro semestre de 2009, tendo à vereadora contatada todas as escolas, públicas e privadas, de Jacarezinho, que oferecem o ensino fundamental de 5ª a 8ª série, para participarem do projeto.

Nesta primeira Câmara Mirim, eleita para o mandato até o final de 2011, participaram os colégios Elo, Imaculada Conceição, José Pavan e Maranata, com eleição em cada um dos respectivos colégios, tendo sido eleitos e nessa sessão especial diplomados e tomado posse os vereadores mirins Ana Letícia Carneiro de Camargo e Paulo Vitor Gonçalves Vieira Kammers, do Colégio Eleo; Ana Luisa Pereira, Igor Benetti de Oliveira Lavorato e Luiz Felipe de Souza Pinheiro, da Escola Estadual Imaculada Conceição; Flávio de Souza Oliveira, Jaqueline Graziele Maldonado e Hellen Camilo da Silva, do Colégio Estadual José Pavan; Eduardo Poças Silva, Luan Antonio Sene Pimentel e Júlia Ferreira Parise, da Escola Maranata.

Várias autoridades se fizeram presentes na sessão. O Juiz Eleitoral da 24ª Zona Eleitoral, Dr. Roberto Arthur David compôs a Mesa, usou a palavra para falar da importância da Câmara Mirim. \"A Câmara Municipal de Jacarezinho está lançando uma semente, que desenvolverá uma árvore e esta árvore dará frutos. Na verdade está lançando um projeto para que os vereadores mirins, hoje apenas nacionais, futuramente sejam cidadãos e possam, então, influenciar na vida política do nosso estado, município e país.\", discorreu Dr. Roberto.

Ainda fazendo uso da palavra, Dr. Roberto explanou sobre as atribuições dos Três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), abordando, notadamente, o papel do vereador como representante dos munícipes. Também aproveitou para falar da Lei 9.840, de 1999, lei de iniciativa popular, chamada \"Lei da Ficha Limpa\", destacando os dois crimes previstos nesta lei: compra e venda de votos e uso da máquina administrativa para angariar votos. Ressaltou a importância dessa lei e a necessidade de denunciar os maus políticos para se combater a corrupção eleitoral.

Em seguida, Dr. Roberto entregou os diplomas aos vereadores mirins e a Presidenta da Câmara, Maria Luiza Boberg, declarou-os diplomados: \"Declaro Diplomados os Vereadores Mirins do Município de Jacarezinho, desejando-lhes sucesso no exercício de suas atividades legislativas.\".

Dando prosseguimento, após a execução do Hino Nacional, foi eleita a Mesa Diretora da Câmara Mirim, com Flávio de Souza OIiveira, presidente, Jaqueline Graziele Maldonado, vice-presidente, Júlia Ferreira Parise, primeira-secretária e Hellen Camilo da Silva, segunda secretária.

Após a Mesa Diretora tomar assento, fez uso da palavra a vereadora e presidenta da Câmara Municipal, Maria Luiza Boberg, que, como educadora, disse aos vereadores mirins: \"Dêem prioridade aos estudos. Busquem o conhecimento. Alcem vôos. Busquem, mais busquem, mesmo. Quanto mais, melhor. Porque o ser humano quando tem argumento ele é convincente, sedutor. E só através do conhecimento que nós temos essa facilidade.\".

Ainda em sua fala, a vereadora Maria Luiza Boberg destacou que um dos seus primeiros atos na vereança foi a distribuição da Lei Orgânica a todos os estabelecimentos de ensino de Jacarezinho.

Dando prosseguimento, a vereadora e autora do Projeto Vereador Mirim, Luciane Alves, pronunciou-se. A vereadora falou de alguns problemas sociais, como a epidemia do crack, comentou que há bons e maus políticos, citando os escândalos na Assembléia Legislativa do Paraná e disse acreditar na força das escolas para combater esses problemas.

\"Eu acredito muito na força da escola. Respeito muito os educadores e, portanto, esse projeto vem exatamente fazer com que esses pequenos senhores e pequenas senhoras possam entendem a dinâmica do legislativo, e que venham mais tarde fazer parte dessa câmara, com bons princípios e com bons valores, para que nós possamos poder acreditar, ainda, que é possível fazer uma sociedade bastante justa e verdadeira.\", disse a vereadora Luciane.

As atividades da Câmara Mirim seguem, agora, com as sessões plenárias, sendo a inicial no dia primeiro de outubro, às 15 horas.