Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 21/01/2008 15:42 | Autor: Dep.Comu.

Atleta de Jacarezinho tem boa colocação na 83ª São Silvestre

O maratonista Adalto Hugo Pimenta, 27 anos, visitou a prefeitura na última quinta-feira, 17, acompanhado da diretora do Departamento de Esportes Nilda Graciliano, para mostrar a medalha que recebeu por completar a 83ª Corrida de São Silvestre, realizada no último dia de 2007.

Adalto foi o 369° a completar os 15 quilômetros de prova em 59 minutos (segundo o chip eletrônico amarrado ao tênis), deixando para trás mais de 19 mil corredores. O primeiro colocado, o queniano, Robert Cheruiyot que completou a prova em 45 min57. “Concluir a corrida é uma emoção. Tem muita gente que pára no caminho”, diz Adalto.

Essa é a quarta vez que ele participa da corrida, a primeira com a orientação de um treinador, e onde obteve o melhor tempo, mesmo saindo a 50 metros de distância do primeiro pelotão.

Confundido até com quenianos, Adalto revela que tem o sonho de um dia ocupar o primeiro lugar no podium, como o ídolo dele, Paul Tergat, fez muitas vezes.

A prefeita Tina Toneti aproveitou a visita e parabenizou o atleta. “A nosso ver a colocação de Adalto já é uma grande vitória e no que depender da Prefeitura nós vamos apoiá-lo toda vez que estiver numa competição e esperamos que em breve ele já esteja no pelotão de elite”.

Antes do podium uma grande conquista para Adalto seria um patrocínio. Ele trabalha como vigia noturno todos os dias das 22h50 às 5 horas e treina das 6 às 7 horas e das 18 às 19 horas. “Correr mudou minha vida e eu não posso parar”.

No último domingo, 20, Adalto conseguiu a terceira colocação na corrida de São Sebastião em Wenceslau Braz. Foram 10 quilômetros de prova. A terceira colocação lhe rendeu um troféu e R$ 20, mas a maior premiação foi o incentivo do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. “Ele disse pra mim: ‘treina mais que você tem futuro’”, contou Adalto.

A próxima corrida será no domingo, 27, em Apucarana. Para esta prova já estão inscritos mais de 90 participantes e a expectativa é de um novo podium.