Foi realizada na última quinta-feira, 12 de dezembro, a Conferência Municipal do Meio Ambiente de Jacarezinho, um evento de grande relevância na busca por soluções para enfrentar a crise climática e promover a sustentabilidade no município.
Com o tema Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica, o encontro, realizado na Câmara Municipal, reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e do setor privado. O principal objetivo foi discutir estratégias e propor ações concretas para serem apresentadas na Conferência Estadual, contribuindo para tornar Jacarezinho uma cidade mais sustentável e comprometida com a preservação ambiental.
O evento reforçou a importância de esforços conjuntos entre os diferentes setores da sociedade para enfrentar os desafios da emergência climática, promovendo soluções práticas e sustentáveis que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a qualidade de vida da população.
O prefeito municipal, Marcelo Palhares (PSD), foi representado no Encontro, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Vanderlei Pereira de Souza, que ressaltou o papel fundamental do poder público na liderança das iniciativas de sustentabilidade. Também estiveram na Conferência os secretários municipais José Antonio Costa, da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e Carlos Alberto Lopes, do Planejamento. Costa enfatizou a relevância do evento. "A conferência é um marco importante para definirmos nossas prioridades e alinharmos nossos esforços em prol do meio ambiente", comentou.
Ana Julia Camargo, responsável pela coordenação dos Conselhos Municipais da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, foi uma das organizadoras da Conferência, e destacou a necessidade de ações imediatas e integradas. "Precisamos atuar de forma coordenada e urgente para mitigar os impactos das mudanças climáticas em nosso Município", pontuou. Ela contou com a colaboração de Gislene Pereira da Silva, Secretária Executiva dos Conselhos Municipais de Jacarezinho na organização e reiterou o compromisso da administração pública com as questões ambientais. "Estamos empenhados em desenvolver políticas e ações que garantam um futuro mais sustentável para Jacarezinho", disse.
A conferência abordou cinco eixos temáticos, em que foram aprovadas duas propostas dentro de cada eixo. Além disso, dois delegados foram eleitos para representar o município na próxima etapa: Fernanda Roesler Monteiro (Setor Privado) como 1ª Titular e Juliana Batista (Poder Público) como Suplente; Jorge Sobral da Silva Maia (Poder Público) como 2º Titular e Edson Luiz Pereira (Sociedade Civil: Organização Não Governamental) como Suplente.
Para o secretário Costa, o evento é um passo significativo na jornada de Jacarezinho rumo a um futuro mais verde e resiliente. “O Município está determinado a enfrentar os desafios climáticos com inovação e participação social, garantindo uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras”, finalizou.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.