A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Jacarezinho realizou, no dia 1 de março, duas ações de plantio de árvores e uma palestra educacional sobre o tema. As atividades contaram com a participação do Diretor Geral de Meio Ambiente, Adriano Torres, alunos e representantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e do Instituto Federal do Paraná - IFPR.
Foi realizado o plantio de 11 árvores da espécie Algodoeiro-da-praia, uma planta nativa da região, com o pessoal da UENP na TECPAR. O objetivo foi contribuir para a preservação da biodiversidade local.
No IFPR, foi realizado o plantio de 35 árvores frutíferas para formação de um bosque frutífero, sendo 15 araçás, 10 pitangueiras e 10 Uvaias. O bosque frutífero ficará junto à horta comunitária do Instituto, que já produz alimentos orgânicos para a população. A ideia é oferecer mais opções de frutas saudáveis e incentivar o consumo de alimentos naturais.
Também foi realizada uma palestra educacional com orientações sobre o plantio e cuidados a serem tomados com as plantas. A palestra foi ministrada pelo Diretor Geral de Meio Ambiente, Adriano Torres, e contou com a presença de alunos e professores do IFPR. O objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância das árvores para o equilíbrio ecológico, para a qualidade de vida e para a beleza da cidade.
O secretário José Antonio Costa destacou que as ações fazem parte do plano de governo do prefeito Marcelo Palhares, que visa promover o desenvolvimento sustentável do município. “Estamos trabalhando para tornar Jacarezinho uma cidade mais verde, mais bonita e mais saudável. Queremos envolver a comunidade nesse processo e contar com o apoio das instituições de ensino e pesquisa, que são nossas parceiras nessa missão”, afirmou.
O prefeito Marcelo Palhares parabenizou a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente pelo trabalho realizado e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos. “Essas ações mostram o nosso compromisso com o meio ambiente e com a educação ambiental. Estamos plantando as sementes de um futuro melhor para Jacarezinho e para as próximas gerações”, disse.