Conservação Urbana

Publicado em: 19/10/2023 08:15 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Danos causados pelas chuvas são reparados

Empresa que realiza obras no Jardim Europa trabalha até à noite

Danos causados pelas chuvas são reparados Marcelo Palhares em reunião com secretário das Cidades
Homero Pavan

Os danos causados pelas pesadas chuvas desta segunda (dia 16), no Jardim Europa, começaram a ser reparados na terça-feira e os trabalhos se prolongaram até do final da noite e início da madrugada. A RBek Engenharia, responsável pelas obras de infraestrutura no bairro, prestou toda assistência com seu maquinário e pessoal, a fim de conter a erosão verificada no local e que destruiu muro, parte da galeria pluvial e danificou seriamente uma residência.

Os serviços adentraram a noite. Além do maquinário da RBek, caminhões e motoristas da Prefeitura auxiliaram no transporte de materiais, uma vez que era grande a preocupação com a possibilidade de novas chuvas. “Nosso pessoal trabalhou em conjunto com a empresa até por volta das 22 horas, pois se voltasse a chover a casa poderia ser destruída completamente”, explicou o secretário Fabiano Possetti Néia, da secretaria municipal de Conservação Urbana.

Funcionários da Prefeitura removeram a mudança da família afetada no período da tarde, uma vez que o incidente causou danos consideráveis na estrutura do imóvel. A família residente foi alojada em um hotel até que a Prefeitura viabilizasse uma casa para locação que tenha condições de abrigar a todos e que comporte os móveis adequadamente.

“Até hotel foi difícil encontrar devido aos eventos que estão ocorrendo na cidade – Ficafé e Feira Sabores do Norte Pioneiro”, a secretária municipal de Assistência Social, Eliandra Gonçalves.

“Estamos prestando toda assistência a essa família, e assim que o imóvel for encontrado eles serão alojados”, garante.

Além da erosão, a empresa está reparando as ruas do bairro na manhã desta quarta-feira. A enxurrada danificou os leitos de várias ruas, e em alguns casos era impossível transitar. Vários moradores ficaram impossibilitados de guardar ou retirar veículos das garagens.

Apesar de todos os transtornos, não houve vítimas.

Pedido de auxílio

O prefeito Marcelo Palhares foi a Curitiba em busca de auxílio para obras que minimizem o impacto das chuvas no Município. Ele esteve, na manhã desta quarta-feira (dia 18), na Secretaria das Cidades, em reunião com o secretário Eduardo Slaviero. “Queremos melhorar cada vez mais a pavimentação em Jacarezinho, e para isso é fundamental o apoio do Governo do Estado. Após a conclusão da implantação das infraestruturas nos Jardins Castro, Europa e Panorama, todas em andamento e com recursos garantidos, investiremos também em melhorias nos demais bairros”, pontua Palhares.