Inovação e Tecnologia

 

Publicado em: 10/10/2023 13:24 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

GeniusCon 2023 deixa legado de conexões e números recordes 

Feira de tecnologia, inovação e empreendedorismo atraiu mais de 6 mil participantes

Whatsapp

 

GeniusCon 2023 deixa legado de conexões e números recordes  Prefeito Marcelo Palhares é um grande incentivador das feiras e eventos em Jacarezinho
Lucas Aleixo

Um legado de conexões das mais variadas e números recordes. A GeniusCon 2023, maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte Pioneiro e um dos maiores eventos do segmento em todo Estado, chega ao fim com de sua oitava edição com o dever cumprido – sendo realizada em Jacarezinho de 4 a 6 de outubro. 

Com mais de 6 mil participantes e mais de 100 caravanas vinda de toda a região, a feira teve 62 stands entre startups, prefeituras, empresas e outras entidades parceiras, uma infinidade de palestras e atividades voltadas à área da tecnologia e inovação, competições, muito espaço para robótica e empreendedorismo, em números que são alguns dos maiores já registrados nestes oito anos de evento. 

Um dos pontos primordiais, porém, está na integração de startups com possíveis investidores e entidades da área. Empreendedores puderam expor suas ideias para uma grande quantidade de empresários presentes e dar visibilidade – e cada vez mais chance de viabilidade – para projetos que recebem suporte do Sebrae e do SRI (Sistema Regional de Inovação) Norte Pioneiro. 

Para o consultor do Sebrae e um dos idealizadores da feira, Odemir Capello, a GeniusCon 2023 cumpriu plenamente o propósito para qual foi idealizada. “O evento foi um sucesso e dentro daquilo que temos como planejamento atendeu totalmente nossas expectativas. Excelente participação de público, muitos estudantes mas também muitos empresários. A conexão dos startups com empresários e entidades, essa integração do meio acadêmico com tecnologia e mercado de trabalho e a mais uma vez o Norte Pioneiro em evidência, que são os alicerces da feira”, avalia. 

“90% de tudo que aconteceu na feira é do Norte Pioneiro. Os cases, as startups, as palestras, enfim, de tudo que aconteceu, ter esse percentual saindo aqui da nossa região é muito exitoso. Fica um legado, mais uma vez, de muitas oportunidades, de conhecimento e de estímulo ao empreendedorismo pela tecnologia e inovação”, completa Odemir. 

PREMIADOS
Outro ponto de sempre grande expectativa da feira são as disputas no Genius Hackathon, Genius Fight e Genius Combot, onde são promovidas competições na busca por visibilidade aos participantes. 

A Genius Hackathon 2023 buscava soluções para atender gargalos e necessidades da cadeia produtiva e reuniu 14 equipes e 61 participantes. O vencedor foi o projeto Engenheiros da RCDA, dos estudantes de engenharia de controle e automação Vitor Hugo de Souza Bispo, Lucas Carvalho de Camargo e Adauto Eduardo, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A ideia é criar um caderno de campo on-line para ser utilizado pelo pequeno produtor rural, com a possibilidade de envio de áudios e documentos para o sistema fazer o reconhecimento da voz e armazenar os dados mais importantes.

Na Genius Fight a ideia era dar visibilidade às startups participantes através da apresentação de Pitches, com premiação aos primeiros colocados. Em primeiro lugar ficou a startup Madeira Viva (Nícolas Queiroz). 

Na Genius Combot, competição de robótica, os projetos premiados foram Adaptech (Matheus Vigilato de Moraes, Cecilia Azevedo da Silva, Gabriel Muller Ribeiro, Alysson Orgino Nunes de Oliveira, João Vitor Souza Lima, João Pedro Veiga Manosso); Tech Titans (William de Moura Bueno Vidal, João Luís Lino da Silva, João Vitor da Cunha Braz, Mariana Reis Candido, Luiz Felipe Brizola); e Marabot (Vanessa Bacinello de Araujo, Mariane Cristina Candido Sanguini, Nicolle Rossi Bessa Barros, Vinicius Petrini Tidre).

REALIZAÇÃO 
A GeniusCon 2023 é um evento realizado pelo Sebrae em parceria com o SRI (Sistema Regional de Inovação) Norte Pioneiro e prefeitura de Jacarezinho, tendo ainda o apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) da Uenp, do Laboratório Maker GaJac (Garagem dos Jacarezinhos) do IFPR Campus Jacarezinho, do Senac e do Sistema Fiep.