Geração de Empregos

Publicado em: 11/09/2023 12:42 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Jacarezinho lidera geração de empregos na região em julho

Foram 316 admissões contra 256 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 60 vagas

Jacarezinho lidera geração de empregos na região em julho Prefeitura se preocupa em promover cursos de qualificação de mão de obra
Lucas Aleixo

Jacarezinho foi o município da região que mais gerou postos de emprego durante o mês de julho, de acordo com estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego divulgadas recentemente.

Os dados, divulgados através do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), levam em consideração as demissões e contratações durante o mês. Nesta conta, Jacarezinho foi o município entre os que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) com o melhor resultado.

Durante o mês de julho, Jacarezinho registrou 316 admissões contra 256 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 60 vagas – ou seja, crescimento no número de postos de trabalho formal.

O setor econômico com melhor desempenho foi o de serviços, com a criação de 37 vagas de emprego. A indústria, com saldo de 20, e a construção, com 17, também ajudaram a alavancar o número de trabalhadores registrados com carteira assinada. Já a agropecuária e o comércio tiveram leve variação negativa durante o mês em questão.

No total, Jacarezinho possui, até os dados contabilizados referentes ao fim do mês de julho, 9.783 trabalhadores com registro em carteira, sendo o município da região com o maior número de empregos formais gerados atualmente.

Outro dado relevante é que a liderança na geração de emprego em julho foi a quarta de Jacarezinho nos sete meses de 2023 já avaliados pelo Novo Caged, dando ainda ao município o melhor desempenho regional no quesito durante este ano.

De acordo com o prefeito Marcelo Palhares, os dados oficiais do governo federal refletem a política de atração de empresas privadas implantadas pela gestão e a confiança do setor em investir em Jacarezinho.

“Temos recebido empresários com frequência, interessados em investir em Jacarezinho. Alguns já estão em execução, como a Pipeline Piscinas e a Têmpera Nery, e outras em processo, como a Metalúrgica Aratônio, por exemplo. Isso sem falar na chegada de redes como Postos Juninho, Farmácia Nissei, Cresol, e outras já instaladas em Jacarezinho, gerando emprego e renda para nossa população. Temos muito que avançar, mas hoje temos um caminho promissor já trilhado e a certeza que estamos progredindo bastante no quesito geração de emprego”, avalia o prefeito.

AÇÕES

Além dos seguidos diálogos com dezenas e dezenas de empreendedores nestes dois anos e meio da atual gestão, a prefeitura também se preocupou em promover inúmeros cursos de qualificação de mão de obra, o que garantiu a centenas de moradores o ingresso no mercado de trabalho.

O programa Qualifica Mais, por exemplo, vai totalizar um investimento de mais de R$ 150 mil investidos em cursos de qualificação – que se somam a parcerias com o Senac, secretaria estadual do Trabalho e outros órgãos.

E o detalhe é que a escolha dos cursos acontece de acordo com a demanda fornecida pelas empresas da cidade, após um processo de aproximação entre a Agência do Trabalhador e essas empresas.

Desta forma, muitos dos formandos nestes cursos de qualificação já concluem o processo encaminhados para atuar nas empresas de Jacarezinho, facilitando a vida do empreendedor que precisa da mão de obra especializada e garantindo bons empregos aos trabalhadores.