Concurso Público

Publicado em: 12/05/2023 09:04 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Lei de cotas raciais está em vigor

Nova legislação reserva vagas para afrodescendentes em concursos públicos

Lei de cotas raciais está em vigor Imagem gerada por Inteligência Artifical para fins ilustrativos
Lucas Aleixo

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, sancionou e a prefeitura publicou em Diário Oficial a Lei N° 4.347/2023, que institui a política de cotas raciais no âmbito do Poder Executivo Municipal. A nova legislação prevê a reserva de vagas a afrodescendentes em concursos públicos para provimento de cargos efetivos.

De acordo com a lei, fica reservado aos afrodescendentes um percentual equivalente a 10% das vagas oferecidas nos concursos públicos realizados pelo Poder Executivo Municipal. A reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a 3.

A reserva de vagas a candidatos afrodescendentes constará expressamente dos editais dos concursos públicos, que deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou emprego público oferecido. Preenchido o percentual reservado no edital de abertura do certame, o Executivo Municipal fica desobrigado de abrir novas reservas de vagas, para o mesmo cargo, durante a vigência do concurso público em questão.

Para ser considerado afrodescendente, o candidato deverá se autodeclarar como tal no ato de inscrição no concurso público, identificando-se como de cor preta, parda ou denominação equivalente, conforme o quesito cor ou raça estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição serão presumidas verdadeiras, sem prejuízo da apuração das responsabilidades administrativa, civil e penal na hipótese de constatação de falsidade da autodeclaração.

A nova lei tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades e combater o racismo e a discriminação racial. Com isso, o Executivo Municipal de Jacarezinho reforça seu compromisso com a inclusão social e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.