Equipamentos Novos

Publicado em: 04/01/2023 11:19 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Duas novas ambulâncias são incorporadas à frota

Veículos vão reforçar estrutura de transporte de pacientes

Duas novas ambulâncias são incorporadas à frota Prefeitura investiu R$ 472 mil na aquisição das ambulâncias
Homero Pavan

De janeiro a dezembro de 2022 a Secretaria Municipal de Saúde transportou, para tratamento fora do domicílio (TFD), 7.908 pacientes. Destes pacientes, 7.110 foram transportados de ônibus para Londrina e Curitiba, enquanto outros 798 viajaram de ambulância no mesmo período (2022) para esses e outros destinos.

Nesta segunda-feira (dia 2), a Secretaria  recebeu duas ambulâncias 0Km, que serão incorporadas à frota e reforçarão a estrutura de transporte. Elas foram adquiridas com recursos de Plano de Adesão do Governo do Paraná, por meio do Fundo Municipal de Saúde (FMS).

Os veículos custaram R$ 472 mil, dos quais R$ 340 mil vieram do Fundo Estadual de Saúde, e os R$ 132 mil restantes do FMS. As novas ambulâncias serão utilizadas depois que estiverem emplacadas e seguradas.

“Agradeço ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que tem nos atendido de maneira exemplar, e ao governador Ratinho Junior, que não mede esforços para atender Jacarezinho e região, como é o caso dos recursos para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Já temos o Convênio assinado, os recursos empenhados, e aguardamos a volta do Legislativo Municipal do recesso para a inclusão desses recursos no Orçamento e assim podermos iniciar a licitação das obras”, reconhece o prefeito Marcelo Palhares. “Esperamos que o AME diminua a necessidade de deslocamento dos pacientes, que poderão ser tratados aqui mesmo”, prevê.

Para o secretário João Luccas Thabet Venturine, que responde pela pasta da Saúde na atual gestão, com os investimentos que vêm sendo feitos, os recursos que estão sendo aplicados, estão melhorando os indicadores municipais e o atendimento à população.

“Temos buscado atender às expectativas dos jacarezinhenses e também do prefeito Marcelo Palhares, que nos cobra sempre a melhoria dos serviços prestados pela Secretaria. Graças ao Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro), a gestão do SAMU, que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, veio para o Consórcio. Com isso, duas novas ambulâncias foram acrescentadas às que haviam no contrato anterior - eram sete e agora são nove”, compara. “As duas ambulâncias ora adquiridas vão atender à Secretaria no transporte de TFD, enquanto urgências e emergências ficam a cargo do SAMU”, conclui o secretário.