Equipamentos Novos

 

Publicado em: 16/11/2022 11:34 | Fonte/Agência: Tribuna do Vale

Cisnorpi assume gestão do SAMU na região

Consórcio assume serviço com expectativa de importantes melhorias para colaboradores e usuários

Whatsapp

 

Cisnorpi assume gestão do SAMU na região Equipe que vai operar o SAMU na base de Jacarezinho
Claubinho Souza

Teve início nesta terça-feira (15) a gestão do Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) sobre o SAMU na região, em iniciativa que tem como grande objetivo transformar a realidade do serviço nos municípios consorciados.

Alvo de reclamações há anos por uma estrutura sucateada, como ambulâncias em péssimas condições e recorrentes atrasos nos salários dos funcionários, a regionalização da gerência do SAMU era um antigo desejo de prefeitos e secretários de Saúde da região. 

A mudança já trouxe, de imediato, 11 novas ambulâncias para fazer o atendimento a pacientes da região – sanando assim uma das principais reclamações dos usuários, que era justamente o estado de conservação dos veículos utilizados no serviço até então. 

Por mais de uma vez nos últimos tempos houve casos de atendimentos serem interrompidos ou atrasados por problemas mecânicos nas ambulâncias, em situações que viraram notícia e geraram grande repercussão negativa. 

Em Jacarezinho o SAMU também ganhou uma nova base, mais ampla e moderna, proporcionando melhores condições de trabalho aos colaboradores. A tendência é que novas melhorias aconteçam de forma gradativa a partir de agora em toda região. 

“Damos início a uma nova etapa do SAMU, atendendo uma reivindicação de toda comunidade. Todos sabemos das condições que o SAMU enfrentou por anos, mas agora a realidade já é outra, mesmo no início do trabalho. Ter essa gerência feita de forma regional é uma grande vitória para toda nossa região e quem precisar do serviço com certeza já vai notar a diferença”, avalia o presidente do Cisnorpi e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares. 

Recentemente Palhares esteve em Curitiba e apresentou o novo formato de gestão ao governador Ratinho Júnior, que garantiu apoio à iniciativa pela maior proximidade da gerência com a população. 

Toda mudança foi devidamente autorizada pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério de Saúde. Atualmente o SAMU regional possui bases em Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ibaiti, Siqueira Campos, Joaquim Távora e Santana do Itararé.