Publicado em: 18/10/2022 12:38 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Prefeitura pede ajuda para divulgar Família Acolhedora

Assista o vídeo e fique por dentro do Programa, que é remunerado

Prefeitura pede ajuda para divulgar Família Acolhedora Programa Família Acolhedora
Homero Pavan

AJUDE-NOS A DIVULGAR – FAMÍLIA ACOLHEDORA

O Programa Família Acolhedora é um serviço que acolhe crianças e adolescentes que estão afastados de suas famílias por medida de proteção, e os abriga em residências de famílias cadastradas. Foi criado em Jacarezinho em 8 de julho de 2021.

O QUE É?

O Serviço de Acolhimento temporário para crianças e adolescentes, que estão sob medidas de proteção determinadas pela Justiça.

COMO FUNCIONA?

As crianças e adolescentes são encaminhadas para a residência de famílias voluntárias da comunidade, que são previamente cadastradas, capacitadas e selecionadas para que tenham condições de receberem “temporariamente” essas crianças e adolescentes em suas casas e cuidarem delas enquanto não há o retorno para suas famílias de origem, e até que isso ocorra possam garantir cuidados individualizados em um ambiente familiar e afetuoso.

ENTÃO AS FAMÍLIAS TEM QUE TER BEM CLARO QUE NÃO SE TRATA DE ADOÇÃO.

É temporário!!!!!! Esta modalidade de acolhimento é particularmente adequada àquelas crianças e adolescentes que o perfil indique que existe a possibilidade de retorno à família de origem, nuclear (própria família) ou extensa (parentes), ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

CONDIÇÕES DE ACOLHIMENTO

Cada família pode acolher até 2 crianças, exceto em casos de irmãos.

BOLSA AUXÍLIO

Cada família habilitada a participar do Serviço de Família Acolhedora receberá, para cobertura das despesas durante o acolhimento, uma “Bolsa auxilio” no valor mensal de um (1) salário mínimo federal, por criança ou adolescente atendido, cujo valor será acrescido de até 50% (cinquenta) por cento do valor do Bolsa auxilio, quando se tratar de criança ou adolescente com necessidades especiais e doenças graves.

QUEM PODE ACOLHER?

Para se cadastrar no serviço, as famílias voluntárias precisam atender aos seguintes pré-requisitos:

1) Morar em Jacarezinho;
2) Ter disponibilidade afetiva e emocional;
3) Haver concordância de todos os membros do núcleo familiar;
4) Não estar no Cadastro Nacional de Adoção;
5) Não possuir antecedentes criminais;
6) Habitabilidade em ser cuidador;
7) Comprovação de renda;
8) Todas as configurações familiares são aceitas.

Todas as famílias interessadas passarão por um processo de capacitação e também por estudo psicossocial feito pela Equipe Técnica do Serviço de Família Acolhedora. Essas etapas irão avaliar as motivações, disposição, desejo e habilidades do núcleo familiar para acolher.

Capacitação – As famílias participarão por entrevistas, capacitação inicial de seis encontros semanais, visitas domiciliares, supervisão individual ou em grupo e acompanhamento.

Seja uma família acolhedora.

Quer saber mais?

Retire sua Ficha de Cadastro e obtenha mais informações dos demais documentos necessários para realizar a inscrição clicando aqui.

ATENDIMENTO E INFORMAÇÃOES

ORGÃO GESTOR – Secretaria Municipal de Assistência Social