Inovação e Tecnologia

Publicado em: 24/08/2022 11:46 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Diretora de TI representa Município em palestra

Evento aconteceu no SESC/SENAC

Diretora de TI representa Município em palestra Durante a palestra foi apresentado o quanto a mulher é parte atuante da evolução histórica da tecnologia
Lucas Aleixo

A Diretora de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Jacarezinho, Fernanda Mara Cruz, representando o município, participou de uma palestra denominada "Mulheres na Tecnologia e as Oportunidades na TC", desenvolvida em parceria com a consultora credenciada do Sebrae, Renata Tardelli, e ministrada para alunos do Ensino Médio e Ensino Médio Integrado do SESC / SENAC, nesta segunda-feira (22).

Durante a palestra foi apresentado o quanto a mulher é parte atuante da evolução histórica da tecnologia, sendo citados nomes de Ada Lovelace, que escreveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, Grace Hopper, criadora da linguagem de programação COBOL, e Carol Show, a primeira desenvolvedora de jogos eletrônicos.

Um fato importante, também abordado na palestra, é que atualmente somente 23,6% dos cargos exercidos na TI são ocupados por mulheres, sendo que em cargos de liderança esse número cai para 11%.

Em decorrência desses números, foram apresentadas algumas redes de apoio que visam incluir a mulher na área, como as Meninas Digitais, Pyladies, Programaria e Elas Programam. Além disso, as palestrantes apresentaram estudos sobre um possível apagão tecnológico até 2025, em que faltarão mais de 400 mil profissionais qualificados para atuarem a área, por isso a necessidade de constante estudo, a evolução na TI acontece diariamente.

As palestrantes apresentaram sobre sua trajetória dentro da área: atuação profissional, formação e estudos constantes, além de fatos que marcaram sua história na área.

Por fim, as palestrantes apresentaram estudos do Fórum Econômico Mundial em que novas profissões na área serão criados no decorrer dos anos, isso devido a automatização de diversos serviços e a transformação do progresso tecnológico e digital.