Comitê Gestor Municipal da LGMPE

Publicado em: 23/05/2022 14:20 | Fonte/Agência: SEBRAE

Projeto SRI é finalista do XI Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae

Os vencedores da etapa estadual serão conhecidos no dia 31 de maio; etapa nacional acontecerá no dia 28 de junho

Projeto SRI é finalista do XI Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae
Homero Pavan

O projeto do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro é finalista do XI Prêmio Prefeito Empreendedor, organizado pelo Sebrae. No próximo dia 31, o Sebrae Paraná divulgará os vencedores da etapa estadual da iniciativa de reconhecimento aos gestores públicos municipais que implantaram projetos com resultados comprovados de desenvolvimento dos pequenos negócios e modernização da gestão. A cerimônia será em Curitiba, no restaurante Família Madalosso. A etapa nacional acontecerá no dia 28 de junho.

No total, 20 prefeitos paranaenses são finalistas em 8 categorias: Desburocratização; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cidade Empreendedora; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Sala do Empreendedor; e Compras Governamentais. Em 2019, na última edição nacional do prêmio bienal, o Paraná teve dois vencedores: os ex-prefeitos Hiroshi Kubo, de Carlópolis, e Marcelo Rangel, de Ponta Grossa.

Norte Pioneiro

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo José Bernardeli Palhares (PSD) foi convidado a participar da solenidade de entrega do Prêmio. Ele representará a região, finalista na categoria Governança Regional - Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, graças aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Sistema Regional de Inovação (SRI), que congrega esforços de cerca de 40 entidades e instituições de 11 municípios do Norte Pioneiro do Paraná, os cinco que iniciaram o trabalho - Santo Antônio da Platina (Professor Zezão), Cambará (José Salim Haggi Neto), Andirá (Ione Abib), Bandeirantes (Jaelson Ramalho Matta), e Jacarezinho - e os seis que aderiram ao Sistema no ano passado - Ribeirão Claro (João Carlos Bonato), Joaquim Távora (Reginaldo Vilela), Siqueira Campos, Wenceslau Braz (Athayde Ferreira dos Santos), Ibaiti (Dr. Antonely de Carvalho) e Carlópolis (Hiroshi Kubo). Jaboti (prefeito Régis William Siqueira Rodrigues) também está em vias de ingressar no Sistema, mas ainda falta formalizar essas intenções. Os prefeitos desses municípios também estão sendo convidados para a solenidade a fim de que sintam-se reconhecidos pelos esforços empreendidos em suas esferas de atuação.

O grupo trabalha com os temas inovação, tecnologia e empreendedorismo, na divulgação dessa proposta, realização de Feiras e palestras para estimular os jovens no âmbito empresarial.

Palhares assinala que o trabalho de entidades, das universidades, das instituições de ensino e das prefeituras têm contribuído para despertar nos jovens o espírito empreendedor, sempre com a coordenação do Sebrae, grande incentivador do Projeto.

Na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, além do prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, concorrem Rodrigo de Oliveira Souza Koike, do município de Tapejara, e Heraldo Trento, de Guaíra.

PNI

O Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná foi vencedor do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) na categoria ecossistemas em estágio inicial. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 8 de março deste ano, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, em São Paulo. O PNI é a maior premiação de inovação do Brasil e tem o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e Ecossistemas de Inovação que atuam no país.

Saiba mais: