Dengue

Publicado em: 17/03/2022 08:36 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Com casos confirmados, Jacarezinho antecipa Mutirão contra a Dengue

Notificações de suspeitas da doença aguardam exame laboratorial

Com casos confirmados, Jacarezinho antecipa Mutirão contra a Dengue Atiradores do TG 05/007 auxiliam o trabalho de Combate a Endemias
Homero Pavan

A administração municipal de Jacarezinho decidiu antecipar o Mutirão contra a Dengue para este sábado, dia 19, no período da manhã – das 7 às 11h30. A medida foi tomada pelo prefeito Marcelo Palhares (PSD), após receber a notícia da confirmação de casos da doença este mês. Há notificações de pacientes com suspeita de dengue aguardam o resultado de exames laboratoriais para confirmar ou descartar a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.

Palhares está convocando todos os servidores municipais para auxiliarem nos trabalhos, que serão desenvolvidos em duas etapas – a próxima será no dia 26, também um sábado. “Conto com o apoio de todos os secretários e dos servidores para atuarmos na eliminação dos focos de procriação dos mosquitos”, assinala o Prefeito.

O secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturine, adverte que “cada semana que perdermos (na realização do Mutirão) pode ser determinante no aumento de casos. Por isso, a estratégia de antecipação do mutirão já pra esta semana foi uma atitude necessária do Prefeito”, pontua.

O departamento de Combate a Endemias tem feito um grande esforço de conscientização, mas ainda é comum encontrar pela cidade quintais com focos e criadouros do mosquito. Nesta terça-feira, por exemplo, em um mutirão de fiscalização e limpeza realizado em parceria com o Tiro-de-Guerra 05/007, na Vila Rural Novo Texas, foram eliminados dezenas de focos. “Já pulverizamos inseticida em diversos pontos, promovemos a limpeza, o recolhimento de pneus, garrafas e outros artefatos que acumulavam água, e esperamos que a população colabore para que possamos vencer essa luta”, diz Marilza Freitas, coordenadora dos trabalhos.

Marilza conta que tem recebido muitas solicitações para pulverização de inseticida, mas essa é uma medida que só é adotada em caso de haver notificações de casos ou suspeitas de casos de dengue. “Nós atuamos após a notificação médica, com a pulverização de produto fornecido pela Regional de Saúde. A Regional fornece o inseticida mediante a apresentação de notificações”, conclui.

Confira os bairros onde será realizado o Mutirão:

Dia 19/3 – das 7 às 11h30

Parque Bela Vista, Vila São Pedro, Vila Scyllas, Scyllas Peixoto, Vila Maria, Dom Pedro Filipak, Jardim João Afonso, Vila Rondon, Parque Bela Vista, Jardim São Francisco, Jardim Alvorada, Jardim Alves, Centro, Jardim América, Jardim Paraíso e Vila Aggeo.

Dia 26/3 – das 7 às 11h30

Vila Leão, Jardim São Luiz, Nova Jacarezinho, Vila Prestes, Aeroporto, Jardim Panorama, Vila Rosa, Jardim Castro, Novo Aeroporto, Vila Prestes I, Pompéia III e Vila Setti.

A Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo sacos plásticos nas casas para que os moradores acondicionem o material que necessitarem descartar. O trabalho conta com o apoio dos atiradores do TG 05/007.