Dengue

Publicado em: 11/02/2022 09:35 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Secretaria de Saúde e Sistema Fecomércio unidos contra a Dengue

“Aqui o mosquito não entra”

Secretaria de Saúde e Sistema Fecomércio unidos contra a Dengue Reunião dá início à campanha
Homero Pavan

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho e o Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) do Paraná deram início à segunda edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”, que premia pessoas que se dedicam diariamente à luta contra a dengue. Na tarde desta quarta-feira (dia 9), as entidades reuniram-se para traçar as ações que serão realizadas em 2022.

A estratégia principal da campanha é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois dos locais trabalhados, e compartilhar essas fotos no aplicativo do SESC-PR. Para cada ação haverá uma pontuação. “Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão reconhecidos e premiados após o término da campanha, em data a ser definida”, explica Marilza de Freitas Santos, Chefe de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, que está trabalhando em conjunto com a representante do SESC, Marcela Périco.

Na primeira edição da campanha, em 2021, Jacarezinho foi a cidade vencedora da promoção entre os 24 municípios da Região. Em todo Estado 3.128 paranaenses, de 249 municípios, engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Para participar da campanha é preciso baixar o aplicativo do SESC-PR, e no endereço www.sescpr.com.br/contradengue o público pode ter acesso a mais informações sobre a campanha”, explica o diretor da unidade em Jacarezinho, Dimas Fonseca.

Entre as ações realizadas estão panfletagem com orientação às pessoas sobre a forma de se cadastrar, participar e concorrer a prêmios.

A Secretaria Municipal de Saúde prepara também mais dois mutirões de limpeza e combate à Dengue, a serem realizados nos dias 9 e 16 de abril. Para o Secretário, o combate à dengue obterá mais sucesso quanto maior for a participação de entidades em parceria, o que aumentará a adesão e participação da população. “Queremos engajar nossa população para mantermos os índices de infestação do mosquito em níveis aceitáveis, e só atingiremos esse objetivo se cada um cumprir com sua parcela de responsabilidade”, conclui.