Geral

 

Publicado em: 19/11/2021 11:25 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Jacarezinho de luto por Emmanuel Gonçalves Vieira

Ex-prefeito por duas vezes, corpo será velado na Câmara Municipal

Whatsapp

 

Jacarezinho de luto por Emmanuel Gonçalves Vieira Sepultamento será neste sábado, dia 20
Homero Pavan

Faleceu hoje (dia 19) o ex-prefeito e médico Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira.

O prefeito Marcelo Palhares (PSD) decretou luto oficial por três dias.

O velório será realizado na Câmara Municipal de Jacarezinho nesta tarde e noite do dia 19, e o sepulmento está marcado para as 10 horas do dia 20.

À família enlutada, nossas condolências.

DECRETO Nº 8359/2021

O PREFEITO MUNICIPAL DE JACAREZINHO, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO o falecimento do Ex-Prefeito do Município de Jacarezinho, importante médico e cidadão jacarezinhense, Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira, ocorrido em 19 de novembro de 2021;

CONSIDERANDO que o Município não pode ficar alheio à dor e à consternação da família enlutada;

CONSIDERANDO os inestimáveis trabalhos dedicados à comunidade jacarezinhense, pelos quais promoveu importante progresso e atendimento médico à população do Município de Jacarezinho, bem como sua colaboração e atuação como Prefeito nas gestões de 1983-1988 e de 1993-1996;

CONSIDERANDO o consternamento geral da comunidade jacarezinhense e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emergem pela perda deste ilustre cidadão exemplar, de conduta íntegra e de ilibado espírito público;

CONSIDERANDO, finalmente, que é dever do Poder Público jacarezinhense render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o bem-estar da coletividade,

DECRETA:

Art. 1º. LUTO OFICIAL, por três dias, contados a partir desta data, no Município de Jacarezinho, em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira que, em vida, prestou inestimáveis serviços a essa municipalidade, como cidadão e em sua atuação médica e política.

Art. 2º. Ficam suspensas as atividades nas repartições públicas municipais a partir das 11h30min horas do dia 19 de novembro de 2021, devendo o funcionalismo público municipal retornar às atividades habituais em 22 de novembro de 2021.

Parágrafo Único. As secretarias, departamentos e ou setores cujos serviços são essenciais à população jacarezinhense (rodoviária, cemitério, coleta de lixo, limpeza pública e outros) permanecerão em funcionamento.

Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na presente data, com publicação simultânea no órgão de imprensa oficial do Município, devendo ser enviada cópia do presente ato à família enlutada.

Palácio São Sebastião, Gabinete do Prefeito Municipal de Jacarezinho, em 19 de novembro de 2021.

Marcelo José Bernardeli Palhares
Prefeito Municipal


***

Emmanuel Gonçalves Vieira
Jacarezinho de Luto!

* Vicente Estanislau Ribeiro

Os jovens acadêmicos de Medicina: Emmanuel, Hércio e Moacir eram um trio de estudantes, além de grandes amigos, atletas de futebol de campo à época dos estudos.
Colegas de turma do ano 1960 da Faculdade Nacional de Medicina, na Praia Vermelha (Urca) – UFRJ.
Oswaldo Ximenes, aqui radicado, fazia o curso de Laboratório, também no Rio, onde influenciou o sobrinho Hércio, e este, contagiando os seus dois amigos; Emmanuel e Moacir, a clinicar nas terras do Norte Pioneiro do Paraná.
E, o destino os conduziu: Emmanuel em Jacarezinho, Hércio Ximenes em Santo A. da Platina e Moacir Figueiredo em Cambará.
Assim se inicia a historia de vida de um deles, do exímio profissional, competente, caritativo e que constituiu uma linda família em Jacarezinho.
A chegada do médico carioca, Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira, em nossa cidade foi no mês de maio de 1961, e veio para ficar.
Cirurgião Geral, Especialista em Obstetrícia e Ginecologia pela Santa Casa do Rio de Janeiro.
Dr. Haroldo Bianchi foi seu padrinho hospitalar, trazendo-o para trabalhar na Santa Casa, logo na sua chegada.
Já noivo, da venusta carioca, a jovem Maria de Lourdes Ribeiro, ele não resistiu à solidão e à saudade do amor de sua vida. Passados sete meses, em 02.12.1961 o casal disse “sim” ao matrimônio, na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Rio. A sua primeira residência foi na antiga Rua Canadá, hoje Profº  Rodrigo. E, dessa união, nasceram aqui, cinco filhos: 1) Emmanuel (1962) falecido em 14.11.94, 2) Maurício (1963), 3) Fernando (1964), 4) Guilherme (1967) e 5) Cláudia (1970); onze netos e um bisneto.
Entusiasta e incentivador da cultura carnavalesca, sempre prestigiou as Escolas de Samba, onde saía pela Humildes da Favela de nossa cidade.
Agraciado pela Câmara Municipal como Cidadão Honorário de Jacarezinho.
Foi presidente da Misericórdia de Jacarezinho e seu Diretor Clínico; presidiu as instituições: Clube dos Papagaios e Jacarezinho Clube; pertenceu ao Rotary Club e Lions Club; ex-Professor da FAFIJA e FAEFIJA,  hoje UENP.
Prefeito vitorioso por duas vezes, nas eleições 1982 (1983-1988) e 1992 (1993-1996).
O seu consultório médico ficou, por muitos anos, onde hoje é o Laboratório Martoni e se mudou logo abaixo, na mesma avenida.
“Doutor Manuel” (07.10.30) com essa linguagem popular, com que, carinhosamente, o povo o trata e é assim que era conhecido na comunidade.
Ele e sua companheira de sempre, Lurdinha, formavam um casal encantador, feliz, muito querido, que despertava a admiração e respeito de todos nós.
Jacarezinho de luto!  Àquele que salvou tantas vidas, hoje sucumbe diante dela própria.
Perdemos um verdadeiro profissional em sua área, um dos últimos remanescentes na acepção da palavra; competente, ético, humano e conhecedor do que fazia e gostava.
Três características suas inconfundíveis: o seu sorriso sempre marcante, o seu sotaque carioca e o tratamento de seus pacientes pelo sobrenome.
Doutor Emmanuel, assim diz William Osler, médico canadense: “O bom médico trata as doenças, mas o grande médico trata o paciente.”
E, somos testemunhas, que esse legado, o doutor deixou entre nós.
Que Deus o acolha e o recompense generosamente por todo o bem realizado em nossa e sua querida Jacarezinho.
Gratidão é o que fica em todos.

* Vicentinho é Licenciado em Historia e Bel. em Direito.