Em visita a Jacarezinho na tarde de quinta-feira (22), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou que o edital da licitação para as obras do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a ser construído no Município, será publicado nesta sexta-feira (23) e a abertura ocorre na segunda quinzena de agosto. Com orçamentos atualizados, o secretário informou que os valores a serem investidos são da ordem de R$ 18 milhões.
“Eu já havia anunciado esta obra em Jacarezinho em 2019, este ano já realizamos uma licitação mas não houve concorrentes habilitados. Agora vamos divulgar bastante este Edital e queremos realizar a construção toda em uma única etapa. Serão 3900 m² de área construída e será o primeiro AME neste novo modelo em todo o Paraná”, disse o secretário em uma cerimônia simples realizada no Cisnorpi (Consórcio Público Intemunicipal de Saúde do Norte Pioneiro).
Acompanhado do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e do prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares (PSD), Beto Preto estima que o AME terá capacidade para 12 mil consultas mês ou até mais. “Queremos que nesta licitação compareçam empresas capacitadas a nos entregar a obra bem feita, com qualidade e dentro dos prazos do contrato. O governador Ratinho Junior tem feito um grande esforço para que os investimentos que a população necessita sejam realizados”, disse, lembrando que também estão sendo finalizados os projetos para a construção do novo Centro de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). “Acabamos de adquirir e estamos entregando os veículos para as equipes do Programa Saúde da Família, e Jacarezinho foi contemplada com quatro automóveis. Cambará vai receber três, e cada município, de acordo com sua população, está sendo atendido. Queremos intensificar as visitas domiciliares das equipes e melhorar o atendimento”, destaca.
Para o prefeito Marcelo Palhares, o novo espaço do Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro), entidade que preside, é “um dos maiores investimentos públicos já realizados na história do Norte Pioneiro”, avalia, “e vai proporcionar a ampliação da capacidade de atendimento do Consórcio e melhores condições às equipes profissionais médicas e de enfermagem, e principalmente aos pacientes”.
Várias autoridades locais e regionais estiveram presentes, como o prefeito de Cambará, José Salim Hagi Neto, de Figueira, José Contieiro, o chefe do núcleo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, o diretor do Cisnorpi, Toni Palhares, o chefe da 19.a Regional de Saúde, Marcelo Nascimento, o presidente da Misericórdia de Jacarezinho, Dr. Nilton José de Souza, os vereadores Antonio Neto (Presidente da Câmara Municipal de Jacarezinho), Dorival de Souza, Betão da Curva e Edílson da Luz, e o secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturini.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.