Publicado em: 07/10/2016 14:06 | Autor: Assessoria de Imprensa/Marília Santiago

Secretaria Municipal de Saúde abriu a Campanha “Outubro Rosa”, com uma linda passeata

O 'Outubro Rosa' é um movimento que teve início na década de 1990, com intuito de conscientizar a população para o controle do câncer de mama e câncer do colo do útero. Durante a campanha são intensificados os serviços prestados as mulheres, como a coleta de preventivos, auto-exame da mama, mamografias e ultrassonografias, a fim de prevenir. Pois quanto mais cedo feito o diagnóstico mais chances de cura terá o câncer.

A Diretora Municipal de Saúde, Bernadete Nardo Teodoro, falou um pouco sobre a importância dessa campanha. "A campanha nada mais é que uma oportunidade que a gente tem de incentivar ainda mais a prevenção desses tipos de cânceres. Porque é possível ser detectado precocemente, e assim, evitarmos uma situação pior", informou.

Para Bernadete o preventivo e o auto-exame das mamas, são grandes aliados das mulheres nessa luta contra o câncer. "A prevenção é feita através da coleta do preventivo do colo do útero e o auto-exame das mamas, e pode ser realizados em todas as mulheres que já iniciaram uma vida sexual", explicou a diretora.

Ela informou que durante toda a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão realizando atividades em prol da campanha, com o intuito de incentivar e conscientizar mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual para a prevenção através do preventivo do papanicolau e auto-exames da mama. "A campanha tem como objetivo intensificar as informações que são levadas a população sobre o acesso aos nossos serviços de diagnóstico e tratamento, assim, visando reduzirmos o número de novos casos e também a mortalidade, por meio de ações como palestras, conversas, discussões e orientações", comunicou.

Segundo Bernadete as 10 UBS, da cidade já colheram nesse ano de 2016, 1273 preventivos, mas a meta anual é de 3522 coletas em mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos e explicou. "Trabalhamos com cobertura de metas e apesar dos serviços serem oferecidos, gratuitamente, a procura tem sido abaixo da média, e uma parte dessa população procura o serviço particular, que não entram em nossos relatórios. Mesmo assim, 90% dependem do SUS", exemplificou. E deixa uma mensagem e o convite a todas as mulheres. "Valorize sua vida, prevenir é o melhor caminho, e conte com o apoio e serviço das nossas equipes de saúde".

A professora Cássia Faleiros, eleita vice-prefeita, também deixou seu apoio e mensagem as mulheres. "Esse trabalho é realizado para não deixar com que as pessoas esqueçam-se da campanha do 'Outubro Rosa', cor que representa as mulheres. Então incentivo você mulher que procure os serviços de saúde para a prevenção para que mais tarde não sofram conseqüências maiores", expressou a vice-prefeita.

Verifique abaixo a Programação nas Unidades

*Posto de Saúde Vila São Pedro

Dia 15, atendimento o dia todo, com coleta de preventivos;

*Posto de Saúde Parque Bela Vista

Dias 4, 18 e 24, atendimento a partir das 18h, com coleta de preventivos;

Dia 25 a partir das 18h, teste rápido;

Dia 26 a partir das 19h, palestra.

*Posto de Saúde Vila Setti

Dia 18, das 8h às 21h, coleta de preventivo e às 19h palestra.

*Posto Central

De 17 a 20, coleta de preventivo, das 8h às 20h;

Dia 21 a partir das 13h, palestra no Salão Paroquial da Catedral.

*Posto de Saúde Aeroporto

Dia 18, das 8h às 20h30min, coleta de preventivo e às 19h palestra.

*Posto de Saúde Panorama

Dia 24, das 8h às 19h, coleta de preventivo e às 19h palestra.

*Posto de Saúde Jardim São Luiz

Dia 19 a partir das 18h, coleta de preventivo e teste rápido;

Dia 28, realização de teste rápido durante o horário de funcionamento.

*Posto de Saúde Marques dos Reis

Dias 25 e 26, das 8h às 15h, e das 17h às 19 h, coleta de preventivo.

Verifique a Programação nas Empresas

Dia 6, campanha na JBS.

Dia 6, às 10h, palestra no CEBEJA, com a Dra. Patrícia, sobre métodos contraceptivos.

Dia 7, às 8h30min, desfile de abertura da campanha.

Dia 10, às 14h, campanha na JP de Oliveira COBECRINA.

Dia 14, às 19h, palestra na Igreja Assembleia de Deus, no Aeroporto.

Dia 17, às 14 h, palestra na OAB, com Dr. Leonardo.

Dia 18, às 9h, palestra para um grupo de mulheres, no SESC/SENAC.