Conservação Urbana

Publicado em: 06/10/2016 11:11 | Autor: Assessoria de Imprensa/Marília Santiago

Obra da Rua Minas Gerais está concluída

Durante anos, moradores da Vila São Pedro padeceram com problemas causados pelas fortes chuvas, principalmente da Rua Minas Gerais. Por inúmeras vezes o asfalto mal feito era levado pelas enxurradas que desciam trazendo acúmulo de lixos, entulhos e pedaços do asfalto de outras extremidades ficando impossível que veículos e pedestres transitassem pela mesma.

Esse problema só foi piorando com o passar dos anos ficando cada vez mais complicado para ser solucionado. Pois todas as vezes que a chuva caía levava o asfalto de má qualidade que era realizado. Os sites de notícias da cidade sempre informavam os acontecimentos e os depoimentos dos moradores eram os mesmos, que estavam cansados d tantas promessas feitas por prefeitos anteriores. Mas, felizmente a solução não ficou só nas promessas no último mandato. Pois, no ano de 2012, os jacarezinhenses elegeram o prefeito que resolveria esse infortúnio.

Segundo o Secretário de Conservação Urbana, José Antônio Costa, o trabalho só foi concluído com qualidade devido um bom planejamento. "Isso aconteceu porque foi uma obra planejada sem pressa, e também o prefeito com toda sinceridade e honestidade realizou a compra de equipamentos necessários para o trabalho que nos permitiu fazer economias", contou.

Quando o secretário cita economias, ele se refere à compra de equipamentos como vibroacabadora, caminhão de usina asfáltica, caminhão pipa, espargidor de asfalto e rolo compactador, aquisição que custou mais de R$2 milhões, para o município, mas está permitindo economia no dinheiro, que antes era gasto com licitações de empresas terceirizadas para a efetuação dos trabalhos de tapa buracos, recapeamento e a realização do próprio asfalto em bairros que não tinha. Assim, essa economia pode ser investida nos materiais para as melhorias na cidade. Segundo informações passadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano esse valor foi obtido através de uma operação de crédito com o convênio 'Paraná Cidades'.

Costa contou que com a compra dos equipamentos, a prefeitura capacitou seus próprios funcionários para o serviço economizando ainda mais. "Foi realizado um treinamento de dois dias com os funcionários, que foram se aperfeiçoando conforme a prática do dia a dia e aprenderam rápido", explicou. E informou que a realização do asfalto nessa rua custou para o município R$294.290,00, lembrando que a mão de obra foi toda da prefeitura.

Para o secretário é uma satisfação trazer essas melhorias para os moradores. "Para nós da prefeitura é uma grande satisfação ter realizado todo esse trabalho para o povo da Rua Minas Gerais, que vinha sofrendo todo ano com as enchentes e poeira. Agora terão uma qualidade de vida melhor para todos. Uma realização pessoal de todos e também do prefeito", gratificou.

Já as informações nos serviços na parte de drenagem, galerias pluviais, bocas de lobo, caixa de ligação, poços, bueiros, calçadas com rampas de acesso para deficientes e paisagismos, foram passadas pela Secretária de Desenvolvimento Urbano, Juliana Aparecida Lima Petri. Segundo Juliana a obra da Rua Minas Gerais foi incluída, juntamente com o projeto do Jardim Scylla Peixoto e fez parte da aquisição de R$5 milhões feitos junto ao 'Paraná Cidades', onde o município entrou com a contrapartida de aproximadamente, R$1.800.000,00. "A obra deu uma nova cara ao bairro, porque resolveu o problema das enchentes que ocorria com qualquer chuvinha, dirá com as chuvas mais fortes", esclareceu.

Com todo o trabalho desenvolvido nessa rua os moradores não terão mais problemas com as enchentes. Pois foi refeito a rua toda desde drenagem ao paisagismo. "Com certeza essa obra trouxe dignidade as pessoas, e na medida em que foi realizando o serviço e a partir do momento que começarem a construção das calçadas, o paisagismo (com plantio de árvores e gramas), o asfalto de boa qualidade que foi feito, com a certeza de ser uma obra permanente, de longo prazo", salientou.

Para Juliana todos têm trabalhado em prol da sociedade e deixou sua mensagem. "Os trabalhos desenvolvidos tem sido em prol das pessoas que aqui habitam tornando uma cidade melhor. Há também outros projetos a serem firmados para mais melhorias. É claro que não pode se fazer tudo de uma vez, pois isso requer planejamentos e as economias que serão feitas com contratação de terceirizados permitirá ao município realizar mais benfeitorias em toda a cidade", concluiu a secretária.

Os moradores do bairro estão satisfeitos com o resultado e elogiam a capacidade e dignidade do prefeito em cumprir o que lhes prometeu. "Desde quando eu moro aqui nunca nenhum prefeito cumpria o que falava agora o Dr. Sérgio fez esse trabalho bonito, fez tudo de novo, praticamente refez a nossa rua. Ele é homem de palavra, porque ele prometeu para mim e fez", citou a moradora Nezilda Barbosa de Souza. E concluiu. "Estamos todos felizes com o resultado, pois agora nossa vida vai melhorar, porque quando chove de novo não vamos ter que caminhar pelo barro e nem terá mais poeira, porque agora temos um asfalto e o trabalho pode ver que é de qualidade", agradeceu Nezilda.