Publicado em: 31/03/2016 12:36 | Autor: Marcos Junior

Jacarezinho completa 116 anos com investimento em todas as áreas

O município de Jacarezinho completa 116 anos no sábado, 2 de abril. Nos últimos três anos foram várias dificuldades enfrentadas pela atual administração, mas também muitas conquistas. Entre elas estão: a infraestrutura completa da Vila Scyllas, a implantação e construção do novo campus para o curso de Odontologia e o Centro Regional de Especialidades.

O projeto da Vila Scyllas será de aproximadamente R$ 5 milhões e tem a expectativa de conclusão em julho deste ano. Serão aproximadamente 24 mil metros que contarão com recapeamento, drenagem, galerias pluviais e a infraestrutura completa. "Estamos realizando um trabalho que ninguém teve coragem de fazer até o momento", explica o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.

Outro grande projeto que está sendo desenvolvido em Jacarezinho será a construção do novo prédio da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) que abrigará o curso de Odontologia no valor de aproximadamente R$ 7 milhões. . O complexo clínico será de 3.800 metros quadrados e com o preenchimento de todas as séries do curso de Odontologia, em 2019, a Universidade atenderá, semanalmente, 420 pacientes, com a realização de 1.300 procedimentos odontológicos, 80 exames semiológicos e 160 raios X.

"Trabalhamos em parceria com vários segmentos da sociedade para o curso ser instalado em nossa cidade. Um grande projeto que já temos colhido os frutos das primeiras turmas e logo estará atendendo as pessoas que necessitam de tratamento bucal", argumenta Dr. Sérgio.

O prefeito de Jacarezinho também comemora a construção do Centro Regional de Especialidades. O projeto é de aproximadamente R$ 6 milhões e já foi entregue e protocolado no Governo do Estado. O novo local oferecerá exames, consultas e pequenas cirurgias ambulatoriais, além de especialidades como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, odontologia, farmácia, bioquímica entre outras.A área onde será construído o Centro possui aproximadamente 9 mil metros quadrados e fica no prolongamento da rua Coronel Figueiredo (próximo ao "Parque Ecológico").No Centro também funcionará a 19ª Regional de Saúde, que oferece programas de tratamentos para HIV, Hanseníase, Tuberculose, Doenças Transmissíveis,Imunizações, Saúde Mental, Saúde do Idoso, e Saúde Bucal. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR) também funcionará no Centro Regional de Especialidades, assim como o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI).

Investimentos

Dr. Sérgio já apresentou recentemente o projeto para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Dom Pedro Felipack. O investimento será de aproximadamente R$ 500 mil através de uma Emenda Federal do ex-deputado federal Abelardo Lupion. "Os moradores daquela localidade precisam descer até a UBS da Vila São Pedro. Com isto, poderemos levar o atendimento básico para mais perto da população", enfatiza.

Os moradores do Assentamento Companheiro Keno já acompanham o início da construção de uma escola dentro do bairro. O prefeito ressalta que serão quatro salas para a educação municipal com o investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. A previsão de entrega será em julho deste ano.

As Escolas Municipais vêm recebendo melhorias constantes em suas estruturas. Além de reformas e ampliações algumas recebem cobertura em suas quadras esportivas para a melhor prática esportiva dos alunos. Um ponto fundamental adotado pelo prefeito de Jacarezinho é o cadastramento, organização e publicação em Diário Oficial das Listas de espera para vagas nas escolas de Educação Infantil.

A Rua Paulo Pompéia Coutinho no Jardim Pompéia e o Parque Alvorada receberam recape e toda a infraestrutra através do Plano de Apoio aos Municípios (PAM) no valor de R$ 550 mil. "Desde que assumimos aquele local estava de difícil trânsito. Fomos a vários locais atrás de recurso e no começo do último ano tivemos a notícias que o dinheiro iria vir através do Plano de Apoio aos Municípios", explica o prefeito.

Ações

A Prefeitura também disponibiliza subvenções para entidades que prestam serviços importantes. O valor exato de R$ 1.890.429,70 atenderá doze instituições (Santa Casa de Misericórdia, ABRINJA, AJADAVI, COMFIBRA, Missa Resgate, CADD, COFADD, APAE, PROVOPAR, CAT, Asilo e Ong Bicharedo).

Na área de Indústria e Comércio houve a aquisição do terreno para a construção do novo Parque Industrial. Também a manutenção e valorização dos eventos tradicionais do município (Baile do Texas, Fetexas, Decoração Natalina e Carnaval de Rua). Além de doações de terrenos para a instalação de novos empreendimentos gerando empregos.

A Secretaria Municipal de Educação através de seus Departamentos e Esportes e Cultura vêm dando total incentivo aos projetos realizados. Na área esportiva os atletas das modalidades amadoras recebem apoio do Poder Executivo para competições e levam o nome do município para várias cidades paranaenses. Na parte cultural o Festival de Teatro ENCENA e o Festival Jacarezinhense de Canção (FEJACAN) tiveram aumento na parceria da Prefeitura para proporcionar estas ações à comunidade.

Num levantamento feito pela Secretaria Municipal de Finanças atualmente existe um déficit de aproximadamente R$ 14 milhões de falta de pagamentos de tributos e impostos. Diante disto, foi realizado um Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) que pode ter até 70% de descontos nos juros e multas.

Na área da Saúde o município de Jacarezinho aderiu o programa "Mais Médicos" que proporcionou quatro profissionais cubanos. Além disto, também houve a abertura de Processo Seletivo que contratou mais seis médicos para suprir a necessidade do atendimento básico na área. Também está sendo realizada a implantação do sistema informatizado para controle de estoques, aquisições e dispensação de medicamento para usuários do SUS.