Publicado em: 14/03/2016 16:00 | Autor: Marcos Junior

Órtese e Prótese atende a pacientes de toda a região

O Projeto de Órtese e Prótese atende mensalmente pacientes de toda a região com confecções de coletes, talas, pernas, próteses mamarias externas, botas e palmilhas ortopédicas, e demais aparelhos de locomoção. A ação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O serviço realiza a medida e entrega de acordo com a necessidade do paciente e a solicitação do médico. A equipe técnica é formada por um fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeira que visam o serviço integralizado e orientações quando ao uso e adaptação das órteses e próteses.

Os pacientes são encaminhados pelos municípios para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro que faz uma triagem para as colocações de próteses e órteses. A enfermeira Padrão do CISNORPI, Janaina Luiz Pereira, explica que é um trabalho social e gratuito para atendimento destas pessoas que precisam urgentemente destas órteses e próteses. "Na primeira visita, eles tiram as medidas necessárias e no máximo em 15 dias voltam para serem colocadas às peças e feito os ajustes", ressalta a enfermeira Padrão.

Funcionários do CISNORPI juntamente com alunos do curso de Fisioterapia auxiliam os pacientes e também os técnicos durante o dia da medição e colocação das peças. Para ser contemplado pelo programa de órtese e prótese é necessário procurar o serviço social do município de origem, bem como a solicitação médica em mãos.

A OPR visa suprir às necessidades e funções ou melhorar as mesmas, alinhando, prevenindo e corrigindo os problemas apresentados pelo beneficiado, com isso tal programa gera diretamente maior independência a atividades de vida diária e consequentemente melhora a interação e independência do indivíduo na sociedade. Para ter acesso, o paciente deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de seu município.