Publicado em: 20/11/2015 16:56 | Autor: Wellington Krokowez

Prefeito participa de ‘Seminário Regional de Controle da Dengue’ realizado pela 19ª Regional de Saúde.

O último Boletim Epistemológico do Ministério da Saúde mostra que em todo o país, durante o ano de 2015, foram registrados 1.485.397 casos prováveis de dengue. Na região Sul, o Paraná foi de longe o estado com o maior número de casos, registrando 45.037, seguido por Santa Catarina, com 4.389, e Rio Grande do Sul, com 1.633 casos.

A fim de combater o mosquito transmissor e diminuir o número de pessoas infectadas, várias cidades estão se unindo e criando projetos para eliminar a doença e conscientizar os cidadãos. Como um grande polo de saúde, a cidade de Jacarezinho não ficou de fora.

Na manhã da última quinta-feira, 19, a 19ª Regional de Saúde realizou, no Auditório da Faculdade de Direito da UENP, o "Seminário Regional de Controle da Dengue", que reuniu diversas autoridades do norte paranaense.

Estiveram presentes o prefeito Municipal, Dr Sérgio Emídio Faria, a promotora de Justiça, Andreia Cristina Bagatin, o Presidente da Amunorpi e prefeito de Wenceslau Braz, Athayde Ferreira, entre outras autoridades e professores da região.

"Existem algumas circunstâncias que facilitam a proliferação do mosquito da dengue, em especial a água parada. É importante que a população saiba que os agentes de endemias estão ali pra ajudar, eliminando os focos e conscientizando a comunidade", disse a promotora do Ministério Público Estadual, destacando a importância do trabalho público aliado à população no combate à dengue.

O prefeito Dr Sérgio agradeceu a presença de todas as pessoas que participaram do seminário e também à UENP pelo espaço cedido. "Esta faculdade é a segunda em melhor desempenho no Brasil diante do MEC, com nota 5 há vários anos no cenário nacional junto as outras faculdades de Direito", disse Dr Sérgio, salientando a qualidade do curso de Direito diante da ótima qualificação da faculdade.

Alguns projetos que visam o combate ao mosquito da dengue estão sendo aplicados em Jacarezinho. Uma parceria entre os agentes públicos e o cidadão extinguirá de vez a dengue e as outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.