Publicado em: 26/10/2015 08:30 | Autor: Dayse Miranda

Jacarezinho é a cidade melhor colocada do Norte Pioneiro no ranking da Revista ISTOÉ

Pólo estudantil, Jacarezinho conseguiu uma boa colocação no anuário "As Melhores Cidades do Brasil 2015" publicado pela revista Istoé em parceria com a consultoria Austin Ratings. Foram 5.565 cidades listadas no ranking geral, onde Jacarezinho aparece na 549ª colocação - sendo a mais bem posicionada na lista entre as cidades do Norte Pioneiro. Já no ranking das cidades de pequeno porte, Jacarezinho foi a 158ª colocada entre os 2.444 municípios divulgados pelo anuário. O levantamento inédito, que envolveu mais de cinco mil municípios brasileiros, foi feito com base em mais de 500 indicadores, que foram agrupados em quatro pilares principais: fiscal, econômico, social e digital. Na segunda posição do ranking geral dos municípios do Norte Pioneiro ficou Santo Antônio da Platina (747º) e o terceiro lugar Cambará (763º).

A capital paranaense, Curitiba, foi a campeã do ranking nacional, considerada a cidade que agregou o maior número de indicadores de excelência e, por isso, foi considerada a melhor cidade do País e também a melhor cidade de grande porte. Outro município de destaque no Estado foi Maringá, que conseguiu a quarta posição no "Top 5" entre as melhores do Brasil. Na região do Norte do Paraná, Cornélio Procópio se posicionou na 27ª colocação no ranking entre as cidades de pequeno porte.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Faria, se mostrou satisfeito com o ranking, pois, ele explica que está a frente do Executivo providenciando todos os procedimentos dentro da legalidade, com economia e transparência nos atos públicos. Segundo ele, a prefeitura segue todas as recomendações do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público. "Isso mostra o reconhecimento da nossa administração. Criamos um Parque Industrial, trouxemos na área da Educação o curso de Odontologia para a Universidade Estadual do Norte do Paraná, conseguimos em 2014 um reajuste de 13% no salário dos servidores municipais e assim vamos aos poucos reorganizando as nossas ações em Jacarezinho".

Dr Sergio comenta que desde que assumiu a administração, tem recebido vários prêmios, inclusive nacionais, pelo reconhecimento da gestão. Recentemente recebeu o prêmio de Cidade Voluntária da região, pela Defesa Civil. Jacarezinho também ficou entre as seis cidades mais sustentável do Brasil. Um dos quesitos voltado à valorização do funcionalismo público municipal. "Já ganhamos vários prêmios por excelência na educação e inclusive fiquei entre os melhores prefeitos do País, por excelência e qualidade na administração, por isso, estamos muito satisfeitos com nossa colocação e vamos continuar batalhando para que a cidade venha a ser destaque cada vez mais em nível nacional", enfatizou o prefeito.