Publicado em: 10/09/2015 16:18 | Autor: Marcos Junior

Novos médicos irão reforçar saúde em Jacarezinho

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, recebeu nesta semana os seis novos médicos que aderiram o chamamento público realizado em julho deste ano. Com a contratação, agora as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam a partir do mês de setembro com trezes profissionais em seis unidades.

"Tivemos um grande problema no começo do ano com a medida do Ministério Público Federal para o cumprimento de horário dos médicos. Na ocasião, seis pediram demissão e isso sobrecarregou todo o sistema", argumenta Dr. Sérgio. Com a contratação, os médicos ficaram divididos: UBS Vila São Pedro (três), UBS Parque Bela Vista (dois), UBS Central (dois), UBS Jardim São Luiz (um), UBS Vila Setti (dois) e UBS Aeroporto (três).

Através de um projeto de Lei, aprovado pela Câmara Municipal, houve um levantamento para a redução da jornada de trabalho para 30 horas e outros benefícios. "Os salários iniciais são próximos a R$ 10 mil, mais adicional de insalubridade, férias, 13º salário e fundo de garantia. Isto, aliado à redução da carga horária, proporcionará uma elevação substancial do salário dos médicos e, conforme se esperava tivemos o preenchimento de seis profissionais para o atendimento básico", ressalta Dr. Sérgio.

Durante a reunião desta semana o prefeito de Jacarezinho ressaltou que quando entrou em janeiro de 2013 fez um levantamento em todas as unidades de saúde e que o número era assustador. "Estávamos com 700 exames e 400 consultas para especialidades represadas há mais de dois a três anos. Isto não pode acontecer", contou.

Mais ações na área

Dr. Sérgio também ressalta que a UBS no bairro Panorama já está com mais de 95% da obra concluída e deverá em breve estar em funcionamento. "Iremos realizar um concurso e compra de material para podermos disponibilizar aquele local para a população não precisar se deslocar até a Vila Setti ou Jardim São Luiz para atendimento", argumenta.

Além disto, o prefeito ainda ressalta que em breve deverá começar as obras do Centro Regional de Especialidades que atenderá pacientes do município e de todo o Norte Pioneiro com consultas em várias áreas. Além disto, já está em funcionamento a primeira turma de Odontologia que irá atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) fortalecendo ainda mais o atendimento na área.