Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 04/08/2015 13:21 | Autor: Marcos Junior

Jovens de Jacarezinho receberão incentivo estadual no esporte

O professor Mário Lopes Pinheiro já colhe frutos com a Escolinha Municipal de Atletismo de Jacarezinho. No último mês as duas únicas representantes do município participaram da fase final dos 62º Jogos Escolares do Paraná categoria B na cidade de Apucarana. Durante a competição a jovem Maria Júlia Marcelino Queiroz ficou com a 6ª colocação geral na prova dos 1.00 metros e Gabriela Diniz da Silva com a 8ª colocação nos 250 metros, ficando apenas dois segundos atrás da primeira colocada.

"Isto demonstra como a prova foi forte e os tempos apertados, ficando atrás somente dos grandes centros e importantes escolas de atletismo do Paraná", comenta Mário Lopes Pinheiro. Ele ainda destaca que as atletas Maria Júlia e Gabriela (Escola Estadual Imaculada Conceição) juntamente com Maria Vitória Davi de Souza (Colégio Estadual José Pavan) foram selecionadas para participarem do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP - 2016).

Ele é o maior programa estadual de bolsas-atletas do país. E foram realizadas 2.500 inscrições nas seis diferentes categorias de bolsas: "Formador", "Técnico Formador", "Escolar", "Nacional", "Técnico" e "Olimpo". Os valores vão de R$ 150,00 (Formador), categoria que atende crianças da Rede Estadual de Ensino, numa parceria com a Secretaria de Estado da Educação, que disponibilizou quase 1.000 vagas para alunos e professores, a R$ 4.000,00 para atletas com potencial de estarem nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

"Fico muito feliz com os resultados alcançados, venho trabalhando duro com estas crianças, para que mais que o esporte sejam alguém na vida. Parabenizo minhas atletas pela seleção do TOP 2016 e muito mais pelo esforço e dedicação aos treinos, e digo que estes resultados são fruto deste esforço e dedicação que não só elas, mas todos os alunos que estão conosco um ano e meio de escolinha tem feito", argumenta o professor.

Ele ainda lembra que desde o ano passado a Escolinha Municipal de Atletismo vem formando uma parceria importante com o "Londrina CAIXA IPEC de Atletismo" que tem como técnico Gilberto Miranda que auxilia na participação das atletas em competições importantes por todo o Estado do Paraná.  A partir de junho duas alunas estão recebendo uma Bolsa Auxílio como forma de incentivo e ainda cedendo duas sapatilhas para serem usadas pelos alunos da escolinha. "Mas nada teria acontecido se a Escolinha  não tivesse  o apoio da Prefeitura Municipal de Jacarezinho no qual agradeço ao Prefeito Dr. Sergio, A Secretaria Municipal de Educação, agradecendo a Secretária Daniele Cruz que não mede esforços para nos ajudar, ao Diretor do Departamento de Esportes  José Franco pelo apoio dado, ao CCS -Uenp  no qual agradeço o Diretor Antonio S. Neto que nos sede o espaço e material para a prática", enfatiza Mário Lopes Pinheiro.

A escolinha Municipal de Atletismo, é realizada na Faculdade de Educação Física (CSS -UENP) nas segundas, quartas  e sextas às 16h e nas terças e quintas as 17h atendendo meninos e meninas de 09 a 16 anos, interessados entrar em contato com o Departamento de Esportes pelo fone (043) 3911-3117 ou pelo cel (043) 99789308 (Profº  Mario)