Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 21/07/2015 16:29 | Autor: Marcos Junior

Dr. Sérgio recebe prêmio pela gestão na área da Educação

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, e a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes Danielle Cristine Silvano Cruz receberam recentemente a "Comenda de Ouro da Educação Brasileira". O prêmio foi entregue durante o XVII Seminário Nacional das Melhores Administrações do Brasil em Fortaleza (CE).

"Esta comenda de ouro demonstra que estamos realizando um trabalho exemplar na área. Quero parabenizar a todos os funcionários deste setor que atuam em prol de uma educação de qualidade para todos os jacarezinhenses", comenta Dr. Sérgio.

O município de Jacarezinho foi contemplado pelo cumprimento rigoroso das prestações de contas dos repasses federais e estaduais. Além disto, também por estar incluso entre os mais criteriosos gestores do país e no ranking nacional como um dos melhores gestores brasileiros.

A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o investimento na área educacional seja de no mínimo 25%, mas a cidade de Jacarezinho atinge a marca de 33% na área. O reflexo já foi sentido no último levantamento do Índice de Desenvolvimento de Desenvolvimento da Educação (IDEB) com o crescimento para 5,4, sendo maior que a média nacional que é de 5,2. Um grande cuidado tomado foi não permitir que os alunos com déficit de aprendizagem prossigam sem estar devidamente avaliado pelo setor responsável de avaliação Psicoeducacional.

A merenda escolar em Jacarezinho é de qualidade com nutricionista e capacitação para os funcionários do setor. O cardápio é feito conforme as normas do FNDE e tem um investimento anual de aproximadamente R$ 1 milhão.

As unidades escolares também recebem atenção especial na parte estrutural. Somente em 2014 foram dez estabelecimentos que passaram por algum tipo de atendimento. "Realizamos visitas constantes nas escolas e conversamos com a direção e equipe pedagógica para saber a necessidade de cada uma. Esta é uma solicitação do prefeito Dr. Sérgio sobre o diálogo em busca da melhoria", enfatiza Danielle Cristine Silvano Cruz.

Ações amplas

Contribuindo com o investimento na educação municipal, a Prefeitura de Jacarezinho também tem contribuído com o Governo do Estado para a construção de um novo prédio para a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para abrigar os cursos de Odontologia e Fisioterapia.

Odontologia está na primeira turma e foi uma conquista de um grupo chamado "Amigos de Jacarezinho" criado em 2014 que tinha a Prefeitura, Câmara Municipal, empresas governamentais e não governamentais e a sociedade. "Foi uma luta em prol de um grande sonho que temos implantado em nossa cidade. Este é mais um destaque na área de educação que é destaque em Jacarezinho e em todo o Norte Pioneiro", finaliza Dr. Sérgio.