Publicado em: 02/07/2015 13:36 | Autor: DIVULGAÇÃO - Marcos Junior

Jacarezinho realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde

Com a presença de delegados dos segmentos de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Trabalhadores da Área de Saúde, Prestadores de Serviços e Gestores, além de grande número de observadores, foi realizada no dia 30 de junho último, no auditório da Faculdade Estadual de Filosofia, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Jacarezinho. O tema central da Conferência, "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das Pessoas", apesar de originário da esfera federal, reflete a preocupação do Município e de sua Secretaria de Saúde em trabalhar para a melhoria do Sistema Único de Saúde em benefício de nossa população. Compôs a mesa da cerimônia de abertura o Prefeito Municipal, Dr. Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Celso Patriota, a Dra. Egle Vanzeli, diretora da 19ª Regional de Saúde, o Prof. Fabiano Gonçalves Costa, Vice-Reitor da UENP, o vereador Diogo Augusto Biato Filho, representando a Câmara Municipal, o Sr. Alfredo Ayub, assessor da Secretaria de Estado da Saúde e o Sr. Geraldo Luiz Romão, Secretário Municipal da Saúde.

A temática geral da conferência e os problemas inerentes ao SUS no município foram discutidos em uma mesa redonda composta pelo representante da Dra. Maristela Aparecida Canhoto Carula, Promotora de Justiça da Comarca, pelo Sr. Alfredo Ayub e pela Dra. Egle Vanzeli, funcionando como mediador o Dr. Eldy Roberto Gomes de Paula, membro do Conselho Municipal de Saúde.

Na sequência a plenária foi dividida em grupos e cada um deles foi incumbido de analisar questões especificas de cada área e apresentar propostas que, uma vez aprovadas pela plenária final, serão incorporadas ao relatório final da Conferência e encaminhados ao Conselho Estadual de Saúde e deste ao Conselho Nacional para compor a pauta das conferências estadual e nacional, as quais deverão orientar a política estadual e a política nacional de saúde para os próximos quatro anos. Tudo isto além de servir de base para eventual reestruturação de procedimentos na área municipal.

Na Conferência foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde e os delegados do segmento dos usuários e dos trabalhadores da área de saúde que vão representar o Município de Jacarezinho na Conferência Estadual de Saúde a ser realizada no mês de setembro.