Conservação Urbana

Publicado em: 23/06/2015 13:35 | Autor: Marcos Junior

DETRAN/PR fala sobre municipalização de trânsito em Jacarezinho

Representantes de vários segmentos da sociedade de Jacarezinho participaram na tarde da última segunda-feira, 22, na Câmara Municipal de uma reunião sobre municipalização de trânsito. Engenheiros do DETRAN/PR estiveram explicando sobre a importância deste ato na cidade. Também estiveram presentes: o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, os vereadores Fabiano Saad e Luciane Alves e Secretários Municipais.

Segundo o agente executivo do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR), Edson James Rasera, o Governo do Estado tem incentivado os municípios para a criação do órgão municipal, pois só a cidade conhece seu próprio trânsito e sua própria organização no futuro. "Eis a razão da municipalização", afirma Edson Jame Rasera. "A educação é o caminho para um trânsito seguro, salva vidas, diminui custos hospitalares, entre outros benefícios", alertou.

O prefeito de Jacarezinho vê com bons olhos essa municipalização. "É uma situação que se torna importante, pois irá melhorar a fiscalização. Além disto, poderemos receber arrecadação que serão revertidas para a melhoria do próprio trânsito em nossa cidade", argumenta Dr. Sérgio. Ele deixa bem claro que a cidade não irá se tornar uma "máquina de multa", pois as formas de distribuições da arrecadação serão diferencias as que acontecem hoje.

Existem duas maneiras de municipalização. A total quando o município não faz convênio com ninguém e cuida da parte administrativa e de fiscalização. "Temos que pagar algumas taxas a vários órgãos do Estado. Mas nós podemos instalar radares e cuidar de toda a parte administrativa", alerta do diretor de trânsito Aparecido Donizete Elero.

Outro ponto é a parcial onde existe um convênio com a Polícia Militar para que ela continue atuando da mesma forma que acontece hoje. Com isto, ficaria 60% das notificações para investimento municipal e 40% para o DETRAN. "Este é o projeto inicial que está sendo encaminhado para a Câmara Municipal", argumenta o diretor de trânsito.

Pinturas

O agente do DETRAN Marcel Costa explicou sobre o projeto de sinalização que o município de Jacarezinho foi beneficiado. Após uma solicitação do prefeito Dr. Sérgio em 2013 a cidade recebeu um investimento de R$ 300 mil através do órgão Estadual. Ele destacou que estão sendo executados aproximadamente 8 mil metros de pinturas e fixadas 243 placas.

"Recebemos vários questionamentos sobre a colocação de algumas placas. Foi realizado um estudo e elas estão de acordo com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) feita em 2004", alerta. Para Dr. Sérgio esta parceria com o DETRAN visa complementar o investimento feito pela Prefeitura no setor. "Nesta primeira etapa as ações começaram pela área central, mas atenderá todos os bairros. Também estão recebendo melhorias em frente aos estabelecimentos de ensino para maior segurança dos alunos", finaliza o prefeito de Jacarezinho.