Publicado em: 17/06/2015 16:00 | Autor: Marcos Junior

Concurso para médicos PSS em Jacarezinho

Para suprir o quadro de vagas existentes nas Unidades Básicas de Saúde na área de médico o município de Jacarezinho abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho no Departamento de Recursos Humanos (RH) na Rua Coronel Batista, 335, Centro.

O principal motivo do afastamento dos profissionais é a dificuldade em se adaptar ao regime da carga horária semanal de 40 horas ou oito horas diárias de trabalho. Somente no último ano a situação se agravou com o pedido de demissão de seis médicos do Programa Saúde da Família (PSF). A situação é semelhante em outras cidades da região.

O Secretário Municipal de Saúde Geraldo Luiz Romão explica que foi feito um levantamento para a redução da jornada de trabalho para 30 horas e outros benefícios. "A Câmara Municipal prontamente atendeu nosso pedido e votou para que pudéssemos abrir esse PSS", argumenta.

A expectativa do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, é que seja preenchido o quadro de profissionais da área. "Os salários iniciais estarão próximos a R$ 10 mil, mais adicional de insalubridade, férias, 13º salário e fundo de garantia. Isto, aliado à redução da carga horária, proporcionará uma elevação substancial do salário dos médicos e, conforme se espera, deverá ser capaz de atrair profissionais em número suficiente para preencher as vagas existentes no quadro", argumenta.

A elaboração do projeto demorou um pouco pela necessidade de um estudo aprofundado, inclusive com a colaboração de outras Secretarias. Uma vez aprovado o projeto de Lei pela Câmara foi sancionado pelo Prefeito, a Secretaria da Saúde deu andamento ao Edital de Contratação Temporária de profissionais médicos pelo prazo máximo previsto legalmente - que é de um ano prorrogável por mais um - enquanto se prepara a realização de concurso público para contratação de pessoal o que deverá acontecer no segundo semestre. A Secretaria Municipal de Administração já está trabalhando neste sentido.