Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 16/06/2015 12:36 | Autor: Marcos Junior

Projeto para plantio de abacaxi é sucesso em Jacarezinho

O projeto do plantio de abacaxi em Jacarezinho já um sucesso. Ele é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER e já foram beneficiados oito produtores com 24 mil mudas. Além disto, também foi entregue fertilizante 'super simples' e calcário para auxiliar no cultivo.

"Após um estudo foi observado que a terra favorece este tipo de plantio e também a quantidade de fertilizante e calcário", argumenta o engenheiro  José Rubens Rocha. Para o plantio devia saber que o preparo do solo deve ser no sistema convencional uma aração e duas gradagens. Deve-se evitar solos que tenham sido plantados com abacaxi na última safra.

Não sendo possível, deve se fazer a incorporação do material ao solo, ou em áreas com histórico de alta incidência de pragas e doenças, faz-se a queima dos restos vegetais.

O agrônomo também ressalta a importância da parceria dos funcionários da Secretaria de Agricultura, além do Secretário João Paulo Carretero, e a da EMATER, Thaís Maria Coccia. Ele ainda destaca que a ideia surgiu durante uma visita a uma propriedade que cultiva abacaxi no município Barra do Jacaré, na ocasião o técnico da EMATER que orienta os agricultores do município, Antonio Carlos Rossin, relatou que a produção lá esta muito boa e os produtores estavam animados com a atividade.

"Quero parabenizar esta parceria que beneficiou vários agricultores neste novo cultivo para os agricultores de nossa cidade", argumenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio. Durante as atividades da FETEXAS no mês de julho haverá uma palestra técnica sobre a cultura da banana.