Gabinete

Publicado em: 22/04/2015 14:09 | Autor: Ednéia Silva - ASSESSORIA DUKE

Jacarezinho recebe oficina de Cinema

Jacarezinho recebe, de 22 a 25 de abril, mais uma programação do projeto Circuito Cultural Duke Energy. Nestes dias, a ONG Teatro de Tábuas ministrará gratuitamente uma oficina de cinema para ensinar sobre a construção de cenários para filmes de animação. As atividades ocorrem no espaço da Estação Ferroviária.

De acordo com gerente-adjunto de Relacionamento com a Comunidade da Duke Energy, André Guimarães, assim como em 2014 - quando as oficinas culturais resultaram na produção do filme "As viagens de Jerê" -, o projeto tem a intenção de ampliar o conhecimento cultural das comunidades situadas nas proximidades das oito usinas hidrelétricas administradas pela Duke Energy no Rio Paranapanema. "Através das oficinas, os participantes estarão integrados ao processo de uma nova produção, desta vez de um média-metragem patrocinado pela concessionária e que, posteriormente, será exibido em municípios paulistas e paranaenses, através de parcerias com as prefeituras", afirma.

​A programação será desenvolvida na Estação Ferroviária, situada à Rua Teixeira de Freitas, 150 - Villa Setti. De 22 a 24 os encontros ocorrem no horário das 18h às 22h. Já no dia 25, as atividades continuam das 14h às 18h.

"Iniciativas como esta são de suma importância para nosso município. Com isso ampliamos o  acesso de nossa população às atividades culturais ​e ​​demais ações socioambientais, que trazem novos conhecimentos, além de conscientização sobre a preservação do meio ambiente", declara a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Danielle Cristine Silvano Cruz.

Aprendizado

A proposta da oficina consiste em apresentar os conceitos básicos e históricos da construção cenográfica e de personagens para filmes de animação, através da pesquisa dos diferentes materiais e técnicas. Além disso, os participantes serão estimulados a aplicar e criar, na prática, ambientes nos quais se desenvolverão as ações dramáticas das lendas e histórias da região do Paranapanema, escolhidas para a produção do filme média-metragem de 2015.

Programação

Além de Jacarezinho, desde março, o projeto já passou pelos municípios paulistas de Ibirarema e Palmital, e pelos paranaenses Itambaracá e Andirá. O último município a receber a iniciativa nesta etapa é Ourinhos (SP), de 27 a 30 de abril.

As cidades participantes das oficinas culturais receberão também o projeto Circuito Estradafora - desde que cumpridas todas as necessidades técnicas para instalação do projeto - no segundo semestre (julho, agosto e setembro), com a programação do filme produzido no projeto. Na ocasião, o média-metragem será exibido para alunos da rede municipal de ensino e comunidade em geral.