Os representantes das escolas estaduais, municipais e da Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho se reuniram no fim do mês de março para realização da segunda pré conferência municipal de segurança alimentar e nutricional da cidade. O primeiro encontro aconteceu três dias antes, também no fim de março.
Durante o evento, o palestrante e assessor técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacarezinho, Plínio Marcondes Madureira citou a frase do cientista Josué de Castro. “Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens”, parafraseou. Em seguida ele explicou os valores que irão ser trabalhados na Segurança Alimentar e Nutricional e exaltou a importância de se pensar no alimento que chega até a mesa e quais os riscos nutricionais.
Também durante sua palestra, Madureira levantou a questão da Constituição de oitenta e oito, que instituiu o poder dos Conselhos. Ele também explicou o que é “comida de verdade”. Para ele, “é aquela que possui valor nutricional. ‘comida de mentira’ é aquela que não possui valores nutricionais”, citou. Plínio ainda lembrou a questão da semente crioula e a semente transgênica e explicou os objetivos da Conferência.
Após a realização da explanação, os convidados foram distribuídos em três grupos para discussão dos três eixos: “Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar”; “Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional” e “Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade”.
Após a discussão, os grupos apresentaram suas propostas que serão levadas para aprovação na III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que está marcada para acontecer na próxima terça-feira (14) na Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho.
1º Aviso
Cadastre aqui o Auxilio Pedágio - Moradores de Marques dos Reis
Link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/17xrpjUTZrwpaR8WyrxTTDkYE4pQAcF-8CoUvSYTt3G8/preview
2º Aviso
Comunicado importante:
Emissão de RPS e Integração de Notas via Web Service, alteração do “xml” para adequação ao padrão Nacional. Obrigatoriedade à partir de 01/01/2025
Link abaixo:
https://jacarezinho.pr.gov.br/pagina/1909_Ambiente-de-Teste-WEBSERVICE-2026.html