Gabinete

Publicado em: 06/04/2015 15:00 | Autor: Marcos Junior

Jacarezinho unida pelo novo prédio para curso de Odontologia

A comunidade de Jacarezinho se uniu novamente pela construção do novo prédio do curso de Odontologia no terreno da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) ao lado do Instituto Federal (IF). Após o aval do Secretario Estadual de Ciências e Tecnologia (SETI) João Carlos Gomes que haverá investimento de mais de R$ 8 milhões do Governo para o novo prédio, os representantes da comunidade jacarezinhense correm contra o tempo.

Na última semana houve uma reunião entre o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, os vereadores Diogo Augusto Biato Filho, Fabiano Saad, Fúlvio Boberg e Ricardo Tonet, representantes da SANEPAR, CPFL e UENP para traçar uma estratégia de ação. Além do novo prédio para o curso de Odontologia, o projeto prevê o curso de Fisioterapia no local com os laboratórios que serão utilizados por ambos os cursos.

"Iremos viabilizar todo o estudo para que o projeto possa ser instalado no novo local, assim poderemos apresentar ao Conselho Universitário", comenta Dr. Sérgio. O prefeito, que também faz parte do Conselho, ainda destaca que cada setor envolvido irá levantar o tempo e o investimento que deverá ser feito. "Quando houve a apresentação, haverá um cronograma e planilha de custo. Não será apenas uma ideia, mas sim um projeto com fundamentos", complementa.

No final do mês de março, o chefe do Poder Executivo juntamente com a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, estiveram em Curitiba para conversar com o Secretário de Ciências e Tecnologia. "Já tivemos várias conversas para alcançarmos os melhores resultados para a universidade e para toda a comunidade da região de Jacarezinho que também será beneficiada com as novas instalações do Centro de Ciências da Saúde. Este é um importante investimento que o Governo do Estado está fazendo na UENP", argumentou na ocasião.

Na reunião da última semana a Prefeitura ficou encarregada para a realização de infraestrutura como cerca e pavimentação asfáltica. "Temos muito interesse em contribuir com este projeto porque são melhorias que beneficiarão toda a população. Vamos nos empenhar para conseguir viabilizar os recursos necessários para as obras externas", argumenta Dr. Sérgio.

A SANEPAR irá realizar o estudo sobre ligações de água e rede de esgoto até o novo local. Já a CPFL irá apresentar um projeto para levar a energia elétrica ao novo prédio. "A construção das novas instalações para o curso de Odontologia são um sonho que estamos prestes a realizar e que representa um momento ímpar para o desenvolvimento da região", enfatizou o diretor do Centro de Ciências da Saúde da UENP, Antônio Stabelini Neto.

A primeira turma do curso de Odontologia da UENP iniciou este ano com quarenta alunos, que deverão usufruir da primeira etapa das novas instalações a partir de 2016. O projeto final prevê a construção de 3,7 mil m² de obra. Após a reunião no gabinete da Prefeitura os envolvidos foram até o terreno onde deverá ser construído o novo prédio de Odontologia e Fisioterapia.