Assistência Social

 

Publicado em: 04/04/2015 17:35 | Autor: DIVULGAÇÃO

Oficinas para alunos durante a páscoa


Whatsapp

 

A equipe, coordenação e educadores sociais do Centro da Juventude José Richa em Jacarezinho realizou em Janeiro duas semanas de planejamento de suas atividades para 2015, sendo um dos projetos elaborados criar oficinas para os alunos e suas famílias.

A idéia de realizar oficinas foi de ofertar um conjunto diversificado de oportunidades de aprendizagem, de desenvolvimento da autoconfiança e de capacidades múltiplas com vistas à construção de projetos pessoais e de promover o convívio social grupo considerando diversas dimensões, tais como o desenvolvimento do sentido de coletividade, da autonomia na vida e a possibilidade de identificar as necessidades peculiares dos grupos, considerando não apenas os aspectos vulneráveis, mas também suas potencialidades e especificidades.

Uma das oficinas planejadas foi a da Páscoa Participativa, onde seus alunos aprenderam a confeccionar seus próprios ovos, desde derreter o chocolate até a embalagem.

Foram realizadas 18 oficinas, que aconteceram nos dias 30 e 31/03 das 8 as 18 horas, participaram  177 alunos divididos em grupos por idade e atividades que realizam no CJJR. Os oficineiros foram três funcionários, Jaqueline Pracidelli, Sidney Silva e Silvia e uma aluna adolescente Giovanna Silva que participaram de cursos de chocolate em Ourinhos e aplicaram nas oficinas. No dia 01/04 às 16 horas foi realizada a entrega dos ovos pelo coelhinho com uma apresentação dos alunos de violão e o sorteio da Rifa de Páscoa.

Os alunos participaram ativamente no manuseio do chocolate e das embalagens, aprendendo desde a higiene até a textura. Os ovos não foram grandes, mas foram trufados com ganache, beijinho, brigadeiro e doce de leite.

A oficina de Páscoa Participativa recebeu do Colégio Elo um incentivo financeiro e participativo de seus alunos, vindo ao CJJR e aprendendo a confeccionar ovos de chocolate e também ganharam os seus ovos.

De acordo com a coordenadora Rosana Cristina Alonso esta Oficina de Páscoa Participativa foi uma das atividades do CJJR que mais encantou a equipe e os alunos, gerando idéias para outras oficinas de culinária para crianças e adolescentes.