Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 16/03/2015 13:51 | Autor: Marcos Junior

Produtores devem procurar Agricultura para receber calcário

Os produtores de Jacarezinho que já contam com uma análise de solo recente poderão procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para o cadastro de liberação de calcário. O "Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo" em Jacarezinho estará sendo liberado a partir desta semana.

O Secretario Municipal de Agricultura João Paulo Carretero explica que O calcário é adquirido pela Prefeitura com os recursos repassados pelo Governo do Estado. Cada produtor familiar pode receber até dez toneladas que auxiliam na correção do solo para recuperar a fertilidade da terra e incentivar a produtividade.

O programa é desenvolvido em conjunto com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), que além de atuar na coordenação também prestará assistência aos beneficiados a fim de assegurar a correta aplicação do produto e o adequado manejo de conservação do solo.

Outros benefícios

O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, lembra que a Prefeitura vem valorizando os produtores. Recentemente a Secretaria Municipal de Agricultura de Jacarezinho em parceria com o Instituto EMATER distribuiu 24 mil mudar de abacaxi para oito produtores (cada um recebeu 3 mil mudas). Além disto, também foram entregues fertilizante 'super simples' e calcário para o início do cultivo.

O prefeito também destaca que antes dos meses de inverno foi realizado um auxílio na produção de silagem. Eles receberam a visita de técnicos que orientaram sobre a conservação de forrageiras com alto teor de proteína nas épocas mais críticas do ano.

Dr. Sérgio também explica que também tem o projeto do Programa de Inseminação Artificial (PIA) que visa o melhoramento genético do rebanho leiteiro para os produtores que contam com isto como ferramenta de trabalho.

A Prefeitura também contra com parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e no Paraná tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho para o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), mais conhecido como "Compra Direta".  Os produtores oferecem seus produtos para as escolas estaduais, municipais e sete entidades (AJADAVI, ABRINJA, APAE, COFADD, CADD, ASILO e CAPS).

"Estes são apenas alguns dos pontos que estamos realizando para os produtores da Zona Rural de Jacarezinho. Logo teremos muitos outros projetos e ações para poder entregar para a nossa população", finaliza o prefeito Dr. Sérgio.