Arrecadação

Publicado em: 13/03/2015 11:37 | Autor: DIVULGAÇÃO

Jacarezinho integra rede Empresa Fácil

Agilizar a abertura, bem como alterações no Contrato Social e encerramento de empresas. Este é o desafio que Jacarezinho se propôs ao formalizar parceria com a Junta Comercial do Paraná e o Sebrae para integrar a rede Empresa Fácil. Para isso, os servidores municipais das áreas de Tributação, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas, Tecnologia da Informação e Sala do Empreendedor receberão treinamento específico nos dias 16 e 17 de março. Uma palestra de sensibilização foi realizada na manhã do dia 10, na Secretaria do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, quando foram explicados os benefícios da parceria.

O prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (Dr. Sérgio, Democratas), assinou termo de compromisso com o Sebrae para que o município seja incluído na REDESIM, rede de informações que desburocratiza e dá celeridade a esse tipo de processo - abertura e encerramento de empresas. Para que se tenha uma ideia das melhorias propostas, uma pesquisa nacional encomendada pelo Sebrae estimou em 107 dias o prazo médio para abertura de empresas. No Paraná, a mesma pesquisa apontou para um prazo de 98 dias. Com o Empresa Fácil, esse tempo será de, no máximo, 48 horas. "Há exemplos de empresas que conseguiram abrir e sair com Alvará de Funcionamento em 28 minutos", afirma Odemir Capello, consultor do Sebrae em Jacarezinho.

O Empresa Fácil funciona em rede na Internet. O sistema, adquirido pela Junta Comercial do Paraná, centraliza em um único local a entrada de documentos, que automaticamente tornam-se disponíveis para todos os órgãos envolvidos - Junta Comercial, Receitas Estadual e Federal, IAP, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros. "As informações serão disponibilizadas on-line, e o empreendedor poderá acompanhar o processo através do seu número de protocolo sem precisar se dirigir à Prefeitura", adianta o Secretário do Comércio e Indústria, Homero Pavan Filho.

A adesão ao REDESIM é gratuita para o Município, que participa do Programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o Sebrae. "Queremos facilitar a vida de empresários, contadores e do próprio pessoal da Prefeitura. São avanços que vão gerar economia nos processos e desburocratização", conclui Dr. Sérgio.