Publicado em: 02/03/2015 14:27 | Autor: Marcos Junior

Audiência Pública tem baixa participação da população

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho realizou na última semana a Audiência Púbica de Prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde relativa ao Terceiro Quadrimestre de 2014. A reunião que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal contou com baixa participação popular.

"Apresentamos os projetos que foram desenvolvidos durante o último período do ano passado. É de extrema importância que a comunidade participe para tirar dúvidas, saber onde está sendo investido o dinheiro público e saber os planejamentos", argumenta Geraldo Romão, Secretário Municipal de Saúde.

A Lei Federal 12.438 de 06 de julho de 2011 determina que todos os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as esferas de governo, apresentem, trimestralmente, para a sociedade civil e o Legislativo, relatórios constando as ações e de que forma vêm sendo aplicados os recursos públicos destinados ao setor de saúde.

O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sergio, destacou durante o seu programa semanal que é essencial à participação da população nestas audiências públicas e dando sugestões e críticas para a melhoria no atendimento. "Estamos trabalhando além do índice de 15% estipulado pela lei. Temos feitos várias coisas. Sei que não está tudo bem e muita coisa ainda tem a se fazer. Mas precisamos da participação maior da população", ressalta o prefeito durante o programa.

Ele ainda explicou que o município de Jacarezinho é um dos poucos que tem os convênios pagos o prazo com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) para atendimento em consultas especializadas e também com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOP) para o atendimento no Sistema de Emergências e Urgência Médicas (SAMU).

"Como médico por mais de trinta anos no sistema público sei que a saúde pública é um ponto essencial. Por isto, não admito que nenhum convênio e parceria sejam atrasados que irá afetar diretamente nossa população. Mas é importante que a população participe e debata nas audiências públicas para podermos melhorar cada vez mais em todos os pontos", finaliza o prefeito Dr. Sérgio.