Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 19/02/2015 11:23 | Autor: Jivago França

Ginasta da Escola de Talentos de Jacarezinho treinará com profissionais

Jacarezinho – A pequena ginasta platinense Josiany Calixto da Silva, sete anos, que treina na Escola de Talentos de Ginástica Artística da Prefeitura Municipal de Jacarezinho foi aprovada em um teste na Federação Paranaense de Ginástica Artística (FPRG) em Curitiba recentemente. Com a aprovação, a atleta agora passará a treinar com as profissionais na capital do estado.

A rotina de treino será diária das 14h às 16 horas na FPRG juntamente com atletas de renome nacional e internacional. “Nós estamos entregando uma atleta bem lapidada para eles (federação)”, destacou a professora de ginástica em Jacarezinho, Nilda Graciliano. No Paraná, somente sete cidades tem este vínculo da escola de talentos.

No ano passado Josiany ficou com o terceiro lugar do campeonato paranaense de duplas solo de ginástica artística. Segundo Nilda, a atleta foi aprovada em uma seleção com a professora Caroline Inácio Molinari - ex-ginasta que participou dos jogos olímpicos de Atenas em 2004 pela seleção Brasileira – e com a treinadora da seleção de ginástica, a ucraniana Iryna Ilyashenko.

“Nós temos uma ajuda muito boa da prefeitura na área esportiva e um apoio excelente na ginástica artística”, frisou a professora Nilda. “Nossos professores são capacitados e nosso equipamentos de qualidade para treinar estas crianças e lapidar para que no futuro se tornem quem sabe atletas reconhecidos internacionalmente”, afirmou o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Democratas).

“Eu quero ser profissional e viver da ginástica. Eu adoro este esporte. Quando comecei (há oito meses) não imaginava que poderia chegar onde estou agora”, disse a pequena Josiany com tom de timidez. “Iremos fazer o possível e o impossível para realizar o sonho dela”, afirmou a mãe Terezinha Calixto da Silva. O pai José Augusto da Silva também estava orgulhoso da filha. “Iremos agora de inicio ficar em viagem de Santo Antonio (da Platina) para Curitiba, mas no futuro nos mudaremos para ficar próximo dela a todo o tempo”, disse o pai.