Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 09/02/2015 10:38 | Autor: Jivago França

Alunos da rede municipal retornam as aulas em Jacarezinho

Jacarezinho – Os alunos da rede municipal de ensino de Jacarezinho retornaram as aulas na manhã desta segunda-feira (9). Os estudantes foram recebidos pelos professores e diretores nos portões das escolas municipais. Ao todo, são 12 EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e 10 EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) com quase quatro mil alunos.

Os cerca de 600 professores já passaram por uma capacitação na última segunda-feira (2) e continuam sendo capacitados para retornarem ainda mais preparados as salas de aulas. A segundas e terceiras etapas da capacitação acontecem nos dias 19 e 20 para seis escolas do município. As escolas que receberão as capacitações são Ruth Pimentel Rocha, Vera Cecília Lamin e Arlindo Bessa, no Sebrae. Já a capacitação pelo Sicoob será na escola Ismênia de Lima Peixoto, para os educadores da escola sede, do Silvestre Marques e do João de Aguiar.

Durante o feriado de carnaval haverá a paralisação das aulas que retornam na segunda-feira (23) para estas seis escolas em capacitação. Para as demais escolas do município as aulas retornam já na quinta-feira (19) e sexta-feira (20). Segundo a Secretária Municipal de Educação, Danielle Cruz, é importante esta atenção na área da capacitação. "Os professores voltam motivados e também repassamos várias informações que podem ser levadas para dentro da sala de aula", argumenta.

O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, ressalta que a área educacional é muito valorizada em sua gestão. "Estamos trabalhando com 33% do orçamento para esta pasta (pela lei seria no mínimo 25%). Temos a consciência que este setor é base de tudo. Então sempre estamos realizando capacitação, melhorias na parte estrutural para que reflita em qualidade de ensino para os nossos alunos", argumenta.

O prefeito destaca ainda que toda esta situação refletiu no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O município obteve crescimento para 5,4 na última avaliação. "Iremos continuar trabalhando para dar um melhor ambiente para nossos alunos, professores e funcionários", explica.