Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 21/01/2015 13:11 | Autor: Marcos Junior

Equipe atende estrada rural do Monjolinho

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Jacarezinho realizou melhorias na estrada rural do bairro Monjolinho. A adequação, de aproximadamente 3.300 metros, é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado através do programa "Óleo Diesel".

"Estamos atendendo aos poucos todos os bairros rurais de nossa cidade. Ainda não temos maquinário suficiente, mas os funcionários estão realizando um ótimo trabalho na atenção a essas localidades", enfatiza o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.

A importância da execução destes serviços caracteriza-se pelo controle da erosão, pela redução da poluição dos cursos de água e pela trafegabilidade ao longo do tempo, garantindo acesso aos serviços de saúde, transporte escolar e escoamento da produção.

Além desta parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Jacarezinho através do "Óleo Diesel" também existe o projeto "Patrulha do Campo" que tem como finalidade de conservação das estradas rurais. O equipamento faz parte do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema (G5) e trabalha 40 dias no perímetro rural da cidade. Cada patrulha é composta por uma escavadeira, um trator de esteira, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um rolo-compactador, um caminhão-comboio, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes.

"Deveremos receber os equipamentos da Patrulha do Campo novamente no começo de 2015 para podermos atender novamente mais estradas rurais de nosso município", argumenta o Secretário Municipal de Agricultura, João Paulo Carretero.

Mais ações

O prefeito Dr. Sérgio ressalta que neste ano pretende voltar com o Programa Saúde da Família Rural. "Na época em que fui vice-prefeito e Secretário de Saúde havíamos colocado um ônibus que percorria a Zona Rural realizando atendimento básico para aquela população. A expectativa é que em 2015 já esteja em pleno funcionamento", argumenta Dr. Sérgio.

Além disto, Jacarezinho também está no "Programa Caminhos do Desenvolvimento - Sucroalcoleiro". A intenção é melhorar a infraestrutura nas estradas rurais entre as áreas de plantio da cana-de-açúcar até as usinas de processamento. "Isto também beneficiará nossas estradas rurais", finaliza o prefeito.