O programa "Cidades Digitais" deverá estar em pleno funcionamento ainda este ano em Jacarezinho. A expectativa é do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, que já recebeu no final do ano de 2014 o representante da empresa Ziva Tecnologia e Soluções para a implantação do projeto. No município serão 19 pontos com equipamentos instalados para funcionamento.
O prefeito explica que o programa tem como objetivo a modernização da gestão pública interligando a Prefeitura às demais repartições como telecentros, escolas, secretarias, postos de saúde, entre outros e a população. "Serão instalados 17 mil metros de cabos de fibras ópticas pela cidade para fazer essa ligação", explica o prefeito. Ele ainda lembra que este programa foi assinado em novembro de 2013 em Brasília após o pedido protocolado pela atual administração.
Durante a reunião do final do último ano juntamente com o Secretário Municipal de Planejamento, Vicente Estanislau Ribeiro, o funcionário da empresa Ziva Tecnologia e Soluções, que ganhou a licitação do Governo do Federal, explicou como irá funcionar o sistema. "O Poder Executivo irá demonstrar os locais desejados e uma equipe técnica virá para fazer a medição e a possibilidade de instalação daqueles locais", argumenta Paulo S. Rocha.
O "Cidades Digitais" tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.
O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.