Tiro de Guerra 05/007

 

Publicado em: 13/01/2015 10:58 | Autor: Jivago França

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho


Whatsapp

 

Jacarezinho – O prazo para o alistamento militar em Jacarezinho termina no dia 30 de junho, segundo informou a Junta de Serviço Militar (JSM) na cidade. A apresentação é obrigatória para jovens do sexo masculino nascidos em 1997 que completam 18 anos até dia 31 de dezembro de 2015.

 

O alistamento é realizado na Junta de Serviço Militar, localizada na Alameda Padre Magno, 200. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Para apresentação é necessário comparecer com Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original, CPF, Certidão de Naturalização (para os brasileiros naturalizados), Registro de Emancipação (no caso dos índios), 2 fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência.

 

Ainda de acordo com a Junta de Serviço Militar, o alerta serve também para os cidadãos que ainda não regularizaram sua situação militar até o momento. A sugestão de praxe do Exército Brasileiro é que na foto apresentada, o jovem não apareça de brincos, correntes ou camisas coloridas, preferindo uma camisa de cor única e fundo branco. Esta apresentação é obrigatória para todos os jovens, independente da carreira que este pretende seguir no decorrer de sua vida e é também o primeiro passo para os que querem ingressar no Exército, Marinha ou Aeronáutica brasileira.

 

Em Jacarezinho a JSM espera o alistamento de aproximadamente 400 jovens. Mas destes 400 alistados, apenas 50 servirão no Tiro de Guerra 05/007, o restante é dispensado nas primeiras fases.

 

Alistamento

 

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se. Após a inscrição, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro.

 

A seleção é feita em diferentes etapas e antes de ser convocado, o jovem passa por uma Comissão de Seleção que tem como objetivo avaliar todos os alistados levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e morais. Também são formadas comissões fixas e volantes que se distribuem pelo país durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.