Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 05/01/2015 14:20 | Autor: Marcos Junior

Esporte amador é levado a sério em Jacarezinho

O esporte amador de Jacarezinho foi destaque a nível regional e estadual nos últimos dois anos. O investimento da Prefeitura, através do Departamento Municipal de Esportes, reflete nos resultados obtidos nas modalidades de futebol de campo, ginástica artística, atletismo, corrida, jogos escolares, entre outras atividades.

"Tenho a consciência que ainda é pouco o que podemos fazer. Mas a cada ano estamos aumentando o investimento na área do esporte amador de nossa cidade e no auxílio de nossos atletas nas competições", enfatiza o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.

Na 8ª Copa AMUNORPI os jacarezinhenses conquistaram o título com a defesa menos vazadas da competição com apenas 9 gols sofridos em 12 jogos da competição e um ataque de 23 gols. Dentro do Estádio Municipal Pedro Vilela a equipe não perdeu nenhum jogo desde a primeira edição da competição regional.

A Escolinha Municipal de Atletismo também tem conquistado ótimos resultados. O prefeito Dr. Sérgio acompanha periodicamente os treinamentos dos alunos na pista do Centro de Ciências da Saúde (CCS) campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

"Quero parabenizar ao empenho de cada um desses atletas que representa nossa cidade por competições em todo o Estado do Paraná. São várias modalidades dentro do atletismo e estamos bem representados em cada uma delas", argumenta Dr. Sérgio.

No mês de setembro, atletas obtiveram ótimas colocações no 16ª Campeonato Paranaense Pré Mirim de Atletismo em Campo Mourão. Já no mês de outubro, outras boas colocações na corrida de rua da cidade de Ribeirão Claro. O professor Mário Lopes Pinheiro vê com bons olhos os resultados obtidos pelos atletas do município.

A equipe de Ginástica Artística de Jacarezinho também é destaque por onde participa. Em 2014 conquistou o 2º e 3º lugar no Campeonato Elci Mazzio disputado em Londrina. Além disto, seis atletas foram premiadas no individual geral. A professora e técnica da equipe Nilda Graciano ressalta que é muito importante o incentivo que a administração municipal vem dando ao projeto. "Quero agradecer ao apoio da prefeitura, através do prefeito Dr. Sérgio que acredita nestas pequenas atletas que já começam a despontar na Ginástica Artística que é um esporte difícil. Também agradeço a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes que sempre deu o apoio necessário por meio do Departamento de Esportes", ressalta a técnica da equipe.

O nome de Jacarezinho também é levado aos pódios de todo o Estado do Paraná e Sudoeste de São Paulo nas corridas de rua. O Departamento Municipal de Esportes auxilia aos atletas em diversas competições. O município foi destaque durante o 1º Jogos Abertos do Norte do Paraná (JANPS) ocorrido em Ribeirão do Pinhal. Eles conquistaram 17 medalhas e somaram 139 pontos (13 a mais que o segundo colocado).

A nível nacional a cidade de Jacarezinho tem o campeão brasileiro até 58kg de taekwondo Gilberto de Oliveira. Ele foi recepcionado pelo prefeito Dr. Sérgio no gabinete onde agradeceu ao apoio dado. Na parte do esporte coletivo, o município também tem se destacado por toda a região. Na modalidade de voleibol, a cidade passou para a Divisão A no último ano dos Jogos Abertos, situação que não acontecia há muitos anos. Outro fato, foram às ótimas colocações nos Jogos Escolares e Jogos da Juventude.

No mês de dezembro, as Associações de Moradores de Jacarezinho: "Aeroporto", "Vila Rosa", "Vila Rural" e "4 bairros" receberam materiais esportivos da Secretaria Estadual de Esportes através do Projeto Lazer no Paraná. O material foi entregue pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, e o representante da Secretaria, Francis Bacon para incrementar as atividades esportivas nas localidades.

"Estamos estruturando á área esportiva. Isto demonstra que o diretor José Franco e toda a sua equipe tem se destacado em prol do bem estar da comunidade em todos os ramos de atividades. Parabenizo também aos atletas pelo empenho em levar o nome de Jacarezinho ao cenário estadual e nacional. Também agradeço a Secretaria Estadual de Esportes pelo apoio que nos deu nos últimos dois anos", finaliza Dr. Sérgio.