Planejamento

Publicado em: 18/11/2014 17:48 | Autor: Marcos Junior

Reunião debate instalação do “Cidades Digitais”

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, recebeu nesta semana o representante da empresa Ziva Tecnologia e Soluções, Paulo S. Rocha, para debater sobre a instalação do programa "Cidades Digitais". Serão 19 pontos que terão instalados os equipamentos para funcionamento.

O prefeito explica que o programa como objetivo a modernização da gestão pública interligando a Prefeitura às demais repartições como telecentros, escolas, secretarias, postos de saúde, entre outros e a população. Também participaram da reunião o Secretário Municipal de Planejamento, Vicente Estanislau Ribeiro, e o Diretor de Departamento de TI, Reynaldo Faleiros.

O funcionário da empresa Ziva Tecnologia e Soluções, que ganhou a licitação do Governo do Federal, demonstrou como irá funcionar o sistema pela cidade, onde serão instalados 17 mil metros de cabos de fibras ópticas. "O Poder Executivo irá demonstrar os locais desejados e uma equipe técnica virá para fazer a medição e a possibilidade de instalação daqueles locais", argumenta Paulo S. Rocha.

O Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.