Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 12/11/2014 15:02 | Autor: Marcos Junior

Premiação "Olimpíada de Língua Portuguesa" da Rede Municipal de Ensino

Os três melhores trabalhos selecionados dos alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Jacarezinho participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

É um programa que desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.  Em sua 4ª edição participam professores e alunos do 5º ano de Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de Opinião no 2º e 3º anos EM.

Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Por iniciativa da Secretária Municipal de Educação, a professora Maria Elizabeth Rodrigues Carreira Fagá, o concurso ocorreu neste ano de 2014,  de acordo com o regulamento nacional, e premiou os  três alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino com os  melhores trabalhos e seus respectivos professores.

A iniciativa em questão têm como principal objetivo incentivar os professores a participarem do Concurso, não só pela qualidade e abrangência do mesmo mas por toda intencionalidade que está implícita em todo o processo que vêm contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita dos alunos.

Para que esta Premiação pudesse se concretizar, a Secretaria contou com a parceria de algumas empresas, as quais colaboraram para  tornar realidade este momento e queremos  carinhosamente agradecê-las pois através de ações como esta, estão contribuindo também para uma educação de qualidade. São elas: Caixa Econômica Federal, JBS Alimentos, Casa Martins, Rufato Calçados, Casas Pernambucanas, Grupo Megatron e Sincol.

Os alunos e professores premiados foram:

Da Escola Mun. Professora Ruth Pimentel Rocha o aluno Rafael Henrique Bonifácio da Silva e sua professora Cerli Comin Fredegotto.

Da Escola Mun. Professora Maria Tereza de Andrade Quevedo a aluna Mirella Aparecida Guandelini da Costa e sua professora Sueli dos Santos.

Da Escola Ismênia de Lima Peixoto a aluna Bianca Fernanda Ramos e sua professora Sebastiana de Fátima Batista.

"Parabenizamos a todos os participantes e agradecemos a presença dos integrantes da Comissão Julgadora Municipal e Equipe do Núcleo Regional de Ensino", finaliza a nota da Secretaria de Educação.