Os três melhores trabalhos selecionados dos alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Jacarezinho participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
É um programa que desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Em sua 4ª edição participam professores e alunos do 5º ano de Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de Opinião no 2º e 3º anos EM.
Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Por iniciativa da Secretária Municipal de Educação, a professora Maria Elizabeth Rodrigues Carreira Fagá, o concurso ocorreu neste ano de 2014, de acordo com o regulamento nacional, e premiou os três alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino com os melhores trabalhos e seus respectivos professores.
A iniciativa em questão têm como principal objetivo incentivar os professores a participarem do Concurso, não só pela qualidade e abrangência do mesmo mas por toda intencionalidade que está implícita em todo o processo que vêm contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita dos alunos.
Para que esta Premiação pudesse se concretizar, a Secretaria contou com a parceria de algumas empresas, as quais colaboraram para tornar realidade este momento e queremos carinhosamente agradecê-las pois através de ações como esta, estão contribuindo também para uma educação de qualidade. São elas: Caixa Econômica Federal, JBS Alimentos, Casa Martins, Rufato Calçados, Casas Pernambucanas, Grupo Megatron e Sincol.
Os alunos e professores premiados foram:
Da Escola Mun. Professora Ruth Pimentel Rocha o aluno Rafael Henrique Bonifácio da Silva e sua professora Cerli Comin Fredegotto.
Da Escola Mun. Professora Maria Tereza de Andrade Quevedo a aluna Mirella Aparecida Guandelini da Costa e sua professora Sueli dos Santos.
Da Escola Ismênia de Lima Peixoto a aluna Bianca Fernanda Ramos e sua professora Sebastiana de Fátima Batista.
"Parabenizamos a todos os participantes e agradecemos a presença dos integrantes da Comissão Julgadora Municipal e Equipe do Núcleo Regional de Ensino", finaliza a nota da Secretaria de Educação.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.