Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 12/11/2014 09:28 | Autor: Jivago França

Comitê Gestor implanta base para atração de indústrias

Jacarezinho – O Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial de Jacarezinho, grupo formado por lideres de diversos órgãos e entidades do Município e que se reúne quinzenalmente, está desde o início do ano trabalhando para implantar a base necessária à atração de novas indústrias e à ampliação das existentes. A reunião desta terça-feira (11) aconteceu na sede do Instituto Tecnológico do Paraná – Tecpar - e contou, além dos membros do Comitê, com a presença do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Democratas).

O Município, por intermédio do SEBRAE, trouxe a experiência e o conhecimento do consultor Cláudio Chomiski, engenheiro que durante 24 anos trabalhou pela industrialização de Siqueira Campos com enorme sucesso. Dentre as atividades que vem desenvolvendo estão a criação de uma nova Lei Municipal de Incentivos, escolha de áreas para implantação de mais um Distrito Industrial, elaboração de projeto de implantação do Parque Tecnológico (Plano Diretor) e as ações de marketing necessárias à atração de novos empreendimentos industriais para Jacarezinho.

Dentre os assuntos tratados na reunião, foi discutida a reativação da Incubadora Tecnológica, do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro e do Parque Tecnológico Virtual. Na próxima reunião, dia 25, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio César Félix, estará presente, assim como outras autoridades e o Prefeito, para assinatura de um Termo de Compromisso para funcionamento do espaço, que conta com área de 120 mil metros quadrados. A proposta visa atrair empresas de base tecnológica, ou que estejam planejando investir em inovação, além de oferecer espaço dotado da infraestrutura necessária para criação de novas empresas que tenham como foco o uso de novas tecnologias.

O responsável pelo Tecpar em Jacarezinho, Luciano Gilberto Bernardes, que participa ativamente do Comitê Gestor, aposta na parceria com o Município para fazer a ponte entre os empreendedores e o Instituto. “A soma dos esforços e competências, do conhecimento dos parceiros, tem a força necessária para alavancar esse segmento. O presidente do Tecpar vem apresentar pessoalmente sua proposta à Câmara Municipal no dia 24. Além da Prefeitura, deverão participar a UENP, IFPR, SEBRAE e Amunorpi, uma vez que se trata de um Parque Tecnológico regional”, explica Bernardes.

“Primeiro tivemos que plantar as bases, elaborar o projeto, para depois começarmos a executar. As coisas não acontecem de repente como muitos pensam. Temos que incentivar o investimento local para conseguir bons resultados”, destaca o prefeito Dr. Sérgio.

Outra ação, para 2015, é desenvolver o empreendedorismo nas escolas em parceria com o SEBRAE por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Este projeto incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

Uma expectativa muito grande do Comitê Gestor diz respeito à disposição da empresa JBS, que já tem uma unidade em funcionamento na cidade, e que pretende em um prazo de dois anos dobrar sua produção, e consequentemente, a oferta de empregos. Outra boa notícia é a melhoria no distrito industrial, que já teve início neste ano.