Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 06/11/2014 12:49 | Autor: Jivago França

Ficafé 2014 é aberta oficialmente em Jacarezinho

Jacarezinho – A sétima edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná teve sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (6) no Centro de Eventos de Jacarezinho. O Prefeito municipal, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio mais uma vez se fez presente e compôs a mesa de autoridades na cerimônia de abertura.

Autoridades municipais e estaduais como o presidente do Instituto Agronomico do Paraná (IAPAR), Florindo D'Alberto, estiveram presentes durante a abertura oficial. Durante a feira internacional, acontecem programações técnicas de excelência, por meio de palestras, mini cursos e workshops. Este eventos são ministrados por profissionais reconhecidos pelo mercado, dos melhores centros de pesquisa da cafeicultura nacional e internacional.

Além dos cafeicultores, produtores e amantes do café, na manhã desta quinta-feira, várias caravanas de estudantes de colégios e escolas de toda região se fizeram presentes no evento. Antes da abertura oficial, o vice-presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) Luiz Roberto Saldanha Rodrigues explanou sobre os cafés especiais.

Para o prefeito de Jacarezinho, a feira além de ajudar os produtores de cafés especiais, ainda trás inúmeros benefícios para a cidade, pois movimenta comércio, rede hoteleira e restaurantes durante os três dias da feira. “Gostaria de parabenizar todos os presentes e os produtores que fazem muito bem seu trabalho e são reconhecidos com esta feira. Iremos pensar também em alguma industria de beneficiamento de café para geração de milhares de empregos, como acontece com a cana de açúcar e a produção de frango”, destacou o prefeito Dr. Sérgio.

A italiana Sara Morrocchi que é diretora global da cadeia de abastecimento da Sustainable Harvest - importadora de cafés de alta qualidade especialidade de grau de mais de 15 países ao redor do mundo – também esteve presente no evento e deu sua contribuição para engrandecimento da feira que conta com parcerias de empresas de todo o Brasil e do mundo.

“Ficafé é uma grande festa que reúne pessoas, entidades, gente para dar suporte a um projeto extraordinário, a um projeto inovador que não é mais somente desta região, é um projeto paranaense, por isto, para mim é uma honra estar aqui representando o governador Beto Richa e também o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná Norberto Ortigara”, destacou o presidente do Instituto Agronomico do Paraná (IAPAR), Florindo D'Alberto.

Ainda segundo Florindo, “lamentavelmente eles (governador e secretario de estado) estão perdendo, porque quem não vem aqui esta perdendo, porque aqui você sai entusiasmado, você sai vendo que as coisas acontecem, vendo que onde tem gente bem intencionada e com capacidade de trabalho, as coisas acontecem”, afirmou.