Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 28/10/2014 16:06 | Autor: DIVULGAÇÃO

Capacitação de professores em Jacarezinho

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, pela iniciativa da Equipe de Apoio do Setor de Educação Especial, atendendo a necessidade de formação continuada dos profissionais de educação do município, proporcionou entre os meses de setembro e outubro a participação no Estágio Programa TEACCH (Tratamento e Educação para autistas e crianças com Deficiência relacionadas à comunicação).

Este programa objetiva entre suas estratégias de trabalho e atendimento propiciar um desenvolvimento adequado e compatível com as potencialidades da cada indivíduo e com sua faixa etária, funcionalidade, independência e integração das prioridades da família e prática terapêutica.

O Estágio é oferecido pela Escola Antônio Paulo de Souza - Educação Infantil, Ensino Fundamental - Modalidade Educação Especial- APAE, da cidade de Siqueira Campos.

Os professores puderam durante o estágio de 8 horas adquirir noções gerais e na prática desta forma de trabalho, destinado a alunos Autistas, Deficiência Intelectual com características afins e crianças com distúrbios de comportamento. Inicialmente puderam conversar com a Equipe Técnica da Escola, tendo a frente à Psicóloga Márcia de Fátima Lemes, que após acolhida, apresentou um filme do trabalho realizado pela escola e assim dentro de um cronograma muitas atividades foram proporcionadas; finalizando o dia com Feed Back do Estágio onde pode-se perceber o nível de satisfação de cada professor participante.

"Acreditamos que toda a vivência contribuirá para a melhoria da qualidade do Atendimento Educacional Especializado oferecido pelo município. Os profissionais tiveram a grata oportunidade de conhecer a sala Multi-sensorial (SNOEZELEN) que permite estimular os sentidos- melhorando a auto estima, reduzindo a inibição e a tensão , permitindo relaxamento, a qual a escola tem a franquia e a utiliza como  auxilio no trato com os educandos .Parabenizamos e agradecemos a toda a Equipe da Instituição Antônio Paulo de Souza pela qualidade do trabalho realizado nesta oportunidade de qualificação dos profissionais  de nosso município", finaliza a nota da equipe pedagógica.